Fluminense perdeu para o Corinthians por 2 a 0Marcelo Gonçalves/Fluminense
Fluminense vê ataque fragilizado e amarga sequência negativa inédita em 2023
Tricolor fica quatro jogos sem vencer e sem marcar pela primeira vez no ano
Rio - O Fluminense vive a sua pior fase na temporada. Após a derrota diante do Corinthians por 2 a 0, neste último domingo (28), o Tricolor completou quatro jogos sem vitória pela primeira vez no ano. Mas a falta de resultados não é o único motivo da apreensão dos tricolores. A falta de eficiência do ataque e a dificuldade para repetir a escalação tem causado dor de cabeça.
Nos últimos quatro jogos, o ataque do Fluminense não funcionou. O artilheiro Germán Cano finalizou apenas três vezes nesta sequência e amarga uma das suas piores secas. Contra o Corinthians, o argentino finalizou apenas uma vez. O Tricolor até chegou a dominar o adversário, principalmente no primeiro tempo, mas não foi eficiente. É a pior seca de gols na era Diniz.
"Essa é uma pergunta fácil de ser feita (a falta de gols nos últimos quatro jogos), mas a resposta está longe de ser simples para um problema complexo. Se os adversários realmente tivessem entendido como neutralizar o Fluminense, não teríamos conseguido 22 finalizações e, salvo engano, oito chances reais de gol. Não fomos eficientes", disse o auxiliar técnico Eduardo Barros.
Na maratona de jogos no mês de maio, o Fluminense sofreu com desgaste físico. Nomes como os laterais Samuel Xavier e Marcelo, o zagueiro Felipe Melo, o volante Alexsander e o atacante Keno sofreram com lesões. Entre os lesionados, três atuam pelo lado esquerdo, o que ajuda a entender a queda de produção ofensiva com uma mudança drástica num setor.
O caso mais grave é de Alexsander, que ficará entre 60 e 90 dias fora, com lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. A ausência do jovem foi a mais sentida, já que ele atuava pelo meio e ajudava na cobertura pela esquerda, além de ser utilizado na lateral como substituto de Marcelo. Sem os dois à disposição, Guga tem sido improvisado na posição.
Com tantas lesões, o Fluminense completou 10 jogos sem conseguir repetir a escalação. O time voltará a passar por mudanças para a partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Felipe Melo, suspenso, deve dar lugar a Manoel. Existe a expectativa também pelo retorno de Marcelo. Já Keno corre contra o tempo para ficar à disposição contra o River Plate, da Argentina, no dia 7.
O Fluminense tenta reencontrar o caminho das redes e das vitórias na próxima quinta-feira (1), às 20h (de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na partida de ida, o Fla-Flu terminou empatado sem gols. Em caso de nova igualdade, a decisão será na disputa de pênaltis.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.