Fluminense de André empatou em 2 a 2 no jogo de ida da semifinal da Libertadores, quinto confronto de mata-mata contra o InternacionalMAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O Fluminense enfrenta o Internacional nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em busca de uma vaga na final de Libertadores, após 2 a 2 no jogo de ida, no Maracanã. O confronto também é um tira-teimas entre os dois clubes em mata-mata, com duas vitórias para cada lado.
O Colorado se deu melhor nos dois principais confrontos disputados, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1975 e na decisão da Copa do Brasil de 1992.
Já o Tricolor levou vantagem nas oitavas de final da Libertadores de 2012 e na semifinal da Primeira Liga, em 2016.

O primeiro mata-mata

Na primeira vez em que Fluminense e Internacional se enfrentaram por uma vaga em uma final do Brasileiro de 1975, a Máquina Tricolor com Rivellino e Paulo César Caju foi surpreendida em pleno Maracanã.
Comandado por Falcão, o Colorado venceu por 2 a 0, com gols de Lula e e Paulo César Carpegiani, diante de quase 98 mil pessoas. Os gaúchos viriam a ser campeões ao bater o Cruzeiro na decisão.

A única final

No confronto mais polêmico entre os clubes, o Fluminense venceu nas Laranjeiras por 2 a 1 e foi decidir no Beira-Rio. Até então invicto naquela edição da Copa do Brasil, o Tricolor foi prejudicado pela arbitragem de José Aparecido de Oliveira.
O lance que gerou mais revolta foi justamente o decisivo: um pênalti inexistente foi marcado a favor do Internacional, que viu Célio Silva cobrar e marcar para garantir a vitória por 1 a 0 e o título no critério de desempate (gol marcado como visitante).

Fluminense leva a melhor na Libertadores

Os dois clubes voltaram a se encontrar num mata-mata em 2012, pelas oitavas de final da Libertadores. No jogo de ida, no Beira-Rio, Diego Cavalieri pegou um pênalti e garantiu o 0 a 0.
Já no Engenhão, hoje Nilton Santos, o Fluminense venceu de virada por 2 a 1. Leandro Damião abriu o placar, mas Leandro Euzébio e Fred, ambos de cabeça, garantiram a classificação.

Classificação tricolor nos pênaltis

Na única edição da Primeira Liga, torneio entre clubes do Rio, Minas e da Região Sul, Fluminense e Internacional empataram em 2 a 2 no Mané Garrincha, em Brasília, com dois gols tanto de Osvaldo quanto de Vitinho.
A decisão do finalista do torneio foi então para os pênaltis e Diego Cavalieri mais uma vez brilhou ao defender as cobranças de Jackson e Anderson. Vitinho também perdeu pelo Colorado e como Gustavo Scarpa, Cícero e Marcos Junior converteram, o Tricolor foi para a final e conquistou o título sobre o Athletico-PR.