Fernando Diniz conversa com os jogadores do Fluminense durante o clássico com o BotafogoMarcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - O Fluminense foi derrotado pelo Botafogo por 2 a 0, neste último domingo (8), no Maracanã, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, e aumentou o jejum de vitórias contra os rivais em 2023. Foi o sétimo clássico consecutivo sem triunfo tricolor e a quarta derrota no período.
A última vitória do Fluminense em clássicos aconteceu na final do Campeonato Carioca, quando venceu o Flamengo por 4 a 1 e conquistou o bicampeonato estadual. Desde então, foram sete jogos, quatro derrotas e dois empates. A sequência ainda inclui uma eliminação para o Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil.
A queda de aproveitamento em clássicos chama a atenção. No ano passado, o Fluminense teve quase 70% de aproveitamento contra os rivais, enquanto em 2021 teve 74% de aproveitamento. Foram os melhores aproveitamentos da história do clube desde 1950, quando teve 79%.
No ano passado, foram 11 clássicos, sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O duelo com o Botafogo foi o 11º clássico tricolor em 2023, com aproveitamento abaixo de 50% com três vitórias, dois empates e seis derrotas. Somente neste ano, o Fluminense acumula mais derrotas do que nos últimos dois anos somados.
Já no Brasileirão, o Fluminense ainda não venceu em clássicos e corre o risco de encerrar a temporada sem vencer os rivais na competição. Por enquanto, são cinco clássicos, três derrotas e dois empates. Resta uma partida contra o Flamengo, dia 11 de novembro (uma semana após a final da Libertadores).
Últimos sete clássicos do Fluminense:
Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã - Campeonato Brasileiro
Fluminense 0 x 0 Flamengo - Maracanã - Copa do Brasil
Botafogo 1 x 0 Fluminense - Nilton Santos - Campeonato Brasileiro
Flamengo 2 x 0 Fluminense - Maracanã - Copa do Brasil
Fluminense 0 x 0 Flamengo - Maracanã - Campeonato Brasileiro
Vasco 4 x 2 Fluminense - Nilton Santos - Campeonato Brasileiro
Fluminense 0 x 2 Botafogo - Maracanã - Campeonato Brasileiro