Mano Menezes foi o único a vencer o Fla de Filipe Luís e tenta repetir a dose no MaracanãMarina Garcia / Fluminense
Mano pode se tornar quarto técnico diferente campeão pelo Fluminense desde 2020
Tricolor conquistou títulos com Odair Hellmann, Abel Braga e Fernando Diniz
Rio - Após salvar o Fluminense do rebaixamento no Brasileirão do ano passado, Mano Menezes ganhou um voto de confiança. O treinador, de 62 anos, pode se tornar o quarto técnico diferente a conquistar título pelo Fluminense desde 2020. Para isso, terá que superar o Flamengo na decisão do Carioca.
Mano Menezes é o quinto treinador do Fluminense desde 2020 — e o sexto da gestão de Mário Bittencourt, que começou em meados de 2019. Em sua quinta final de Carioca em seis anos, o Tricolor terá o quinto técnico diferente no comando e pode conquistar o terceiro título (foi bicampeão em 2022 e 2023).
Em 2020, Odair Hellmann conquistou o título da Taça Rio e levou o Fluminense à final do Carioca, sendo derrotado pelo Flamengo. No ano seguinte, foi a vez de Roger Machado chegar na decisão e também ser derrotado pelo rival rubro-negro.
A história tem uma virada de chave a partir de 2022. O Fluminense conquista a Taça Guanabara e o Carioca sob o comando de Abel Braga, e repete o feito no ano seguinte com Fernando Diniz — posteriormente conquistaria a Libertadores de 2023 e Recopa de 2024 com o mesmo treinador.
Mano Menezes chegou ao Fluminense na metade do ano passado com o objetivo de evirar o rebaixamento no Brasileirão. O treinador assumiu o comando em uma situação distinta dos outros, já que todos tiveram chance de iniciar a temporada e tempo de trabalho.
Após alcançar o objetivo de salvar o Fluminense do rebaixamento, Mano Menezes permaneceu no cargo e iniciou a temporada no comando. Ao todo, soma 43 jogos, 20 vitórias, 12 empates e 11 derrotas. Em 2025, são 12 partidas, sete vitórias, quatro empates e uma derrota.
O Fluminense enfrenta o Flamengo, nesta quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Carioca. Já a partida de volta será realizada no próximo domingo (16), às 16h, no mesmo local.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.