Rio - O próximo treinador do Fluminense terá um grande desafio até o Mundial de Clubes. O substituto de Mano Menezes, que foi demitido após a derrota para o Fortaleza, no sábado (29), vai encarar uma maratona de 18 jogos entre três competições e não terá nenhuma semana livre de trabalho até a estreia na competição da Fifa contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no dia 17 de junho.
A maratona de jogos começou com a derrota para o Fortaleza por 2 a 0, no Castelão, pela 1ª rodada do Brasileirão. Ao todo, o Fluminense terá pela frente mais 11 partidas da competição, além de todos os seis confrontos da fase de grupos da Copa Sul-Americana e os dois duelos da terceira fase da Copa do Brasil, contra um adversário ainda desconhecido — será definido em sorteio.
O Fluminense terá, em média, três dias de intervalo entre um confronto e outro. Dessa forma, o próximo treinador tricolor precisará encontrar uma solução imediata para organizar o time. Além do Brasileirão que é disputado em formato de pontos corridos, a fase de grupos da Sul-Americana também é, mas apenas o primeiro de cada grupo avança. Já a Copa do Brasil é mata-mata em jogos de ida e volta.
O único momento em que o próximo treinador do Fluminense pode ter um tempo livre de trabalho será na Data Fifa entre 2 a 10 de junho, que acontece após o confronto com o Internacional no fim de semana de 30/5 e 1/6. A diretoria tricolor, junto a Botafogo, Flamengo e Palmeiras, também participantes do Mundial, tenta adiar o compromisso da 12ª rodada para que tenham mais tempo de preparação para o torneio.
Mano Menezes foi demitido após oito meses no comando do Fluminense. Contratado em julho de 2024 para substituir Fernando Diniz, o treinador ajudou o clube a permanecer na Série A do Brasileirão e encerrou a sua passagem com 46 jogos, 20 vitórias, 13 empates e 13 derrotas (52,9% de aproveitamento). O auxiliar permanente Marcão comanda o time contra o Once Caldas, terça-feira (1), às 21h30, na Colômbia.
Próximos jogos do Fluminense:
- 1/4 - Once Caldas (fora) - Copa Sul-Americana - 5/4 - Red Bull Bragantino (em casa) - Brasileirão - 10/4 - San José (em casa) - Copa Sul-Americana - 12/4 - Santos (em casa) - Brasileirão - 16/4 - Corinthians (fora) - Brasileirão - 19/4 - Vitória (em casa) - Brasileirão - 22/4 - Unión Española (fora) - Copa Sul-Americana - 26/4 - Botafogo (fora) - Brasileirão - 30/4 - A definir - Copa do Brasil - 3/5 - Sport (em casa) - Brasileirão - 8/5 - San José (fora) - Copa Sul-Americana - 10/5 - Atlético Mineiro (fora) - Brasileirão - 14/5 - Unión Española (em casa) - Copa Sul-Americana - 17/5 - Juventude (fora) - Brasileirão - 21/5 - A definir - Copa do Brasil - 24/5 - Vasco (em casa) - Brasileirão - 29/5 - Once Caldas (em casa) - Copa Sul-Americana - 1/6 - Internacional (fora) - Brasileirão - 11/6 - Ceará (em casa) - Brasileirão * -17/6 - Borussia Dortmund (nos Estados Unidos) - Mundial de Clubes
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.