Renato Gaúcho e Thiago Silva estiveram na Fonte Nova em classificação do Fluminense sobre o Bahia, em 2007Lucas Merçon / Fluminense FC

Fluminense e Bahia se enfrentam pela quartas de final da Copa do Brasil, na quinta-feira (28), às 19h30, num confronto de doce lembrança para os cariocas. Há 18 anos, na mesma Fonte Nova, o Tricolor das Laranjeiras fez o primeiro jogo após a contratação de Renato Gaúcho como técnico, no empate em 2 a 2 que garantiu a classificação nas oitavas de final do mesmo torneio, numa espécie de virada de chave rumo ao título que viria a conquistar.

Joel Santana demitido após jogo contra o Bahia

Naquele 25 de abril de 2007, o Fluminense havia acabado de trocar de técnico - Joel Santana foi demitido após empate entre os dois clubes em 1 a 1 no Maracanã, pelo jogo de ida. Renato Gaúcho assumiu o comando do time, mas não ficou à beira do campo, e sim em um camarote, onde se comunicou por rádio com o interino e auxiliar Vinícius Eutrópio.
Naquela época, o regulamento da Copa do Brasil tinha o chamado gol qualificado, com os gols fora de casa valendo mais para desempatar confrontos. Ou seja, o Tricolor das Laranjeiras precisava vencer o jogo em Salvador ou empatar em pelo menos 2 a 2 para se classificar para as quartas de final.

Além de Renato, Thiago Silva estava em campo

O Bahia chegou a ficar à frente no placar duas vezes, sendo o segundo gol, de Fábio Saci com um toque de mão e validado pela arbitragem, que não tinha o auxílio do VAR. Cícero e Soares marcaram os dois gols do Fluminense que garantiram a vaga suada.
Além de Renato Gaúcho, Thiago Silva é outro remanescente daquele confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2007. O zagueiro, que pode ser a novidade no time na partida de quinta-feira, fazia a dupla de zaga com Luiz Alberto naquele 2 a 2, diante de mais de 47 mil pessoas.
Depois daquele confronto, Renato Gaúcho assumiu de vez o time, que cresceu na competição, passando por Athletico-PR e Brasiliense, até ser campeão sobre o Figueirense. Aquela conquista inédita encerrou um jejum de 23 anos sem um título nacional e, novamente, o Bahia está no caminho o Fluminense voltar a conquistar o torneio novamente, 18 anos depois.

O 2 a 2 na Fonte Nova teve até gol de mão

Naquela partida, Emerson Cris abriu o placar para o Bahia, aos seis minutos de jogo. Cícero empatou aos 27 minutos, mas Fábio Saci marcou com um toque de mão, aos 10 do segundo tempo.
Para se classificar, o Fluminense contou com um gol de Soares logo depois, aos 15 minutos, e depois conseguiu se segurar na defesa para manter o placar.

O time do Fluminense que se classificou no confronto

Na primeira escalação já com influência de Renato Gaúcho, o Tricolor das Laranjeiras comandado por Vinícius Eutrópio conseguiu o empate em 2 a 2 com o Bahia com: Fernando Henrique; Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho, Arouca, David (Romeu) e Cícero; Alex Dias (Carlinhos) e Rafael Moura (Soares).