Santiago International Cup de Jiu-Jitsu estreou trabalho da ISBJJA e CBJJD no Chile (Foto: Divulgação)
Apesar de alguns percalços, o torneio cumpriu com as expectativas e reuniu 39 academias diferentes, coroando a Bravo BJJ como grande campeã. Em segundo lugar veio a Royal School BJJ, com a RF Chile em terceiro. Demon Team e ChekMat Santiago completaram o Top 5.
Presidente da CBJJD e vice da ISBJJA, Rogério Gavazza fez um balanço do Santiago International Cup e destacou os pontos a serem melhorados para os próximos eventos.
"A primeira experiência da ISBJJA no Chile foi bem positiva, mas no deparamos com um Jiu-Jitsu pouco desenvolvido tecnicamente em relação à organização de competições de médio e grande porte, tanto a nível de staff, como de arbitragem. Levamos nossa base de TI do Brasil, porém sentimos a necessidade de no próximo passo dar um curso para preparação de staff visando trabalhar nos eventos. Independente disso, conseguimos realizar a competição e cumprir as expectativas", analisou Gavazza, que continuou:
"A próxima parada no Chile será em agosto, com o Chile National Open, e esperamos que o evento seja bem maior. Queremos chegar lá com antecedência e dar cursos de staff e regras, sendo este último obrigatório para os professores das academias que vão participar. Nossa proposta é realmente de organizar o Jiu-Jitsu no Chile".
Além de CBJJD e ISBJJA, a competição também contou com a parceria da FNAM (Federação Nacional de Artes Marciais), organização local comandada pelo faixa-preta Victor Vasques, que se mostrou empolgado para o futuro: "Com certeza demos um enorme passo avançando para uma nova realidade do Jiu-Jitsu no Chile. Fiquei muito feliz com o resultado", encerrou.
Como citado, o próximo campeonato no país sul-americano será em agosto, nos dias 5 e 6, quando será realizado o Chile National Open. Já em dezembro, dias 10 e 11, vai acontecer o Sul-Americano de Jiu-Jitsu.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.