Aljamain Sterling venceu Henry Cejudo no UFC 288 e manteve seu cinturão no peso-galo(Foto: Reprodução/UFC)
No co-main event do UFC 288, também em confronto de cinco assaltos, Belal Muhammad e Gilbert Durinho fizeram um duelo tenso e equilibrado, com o palestino vencendo por unanimidade. Além de Durinho, outros seis brasileiros entraram em ação. No card principal, Jéssica Bate-Estaca foi nocauteada pela chinesa Yan Xiaonan, enquanto Diego Lopes e Kron Gracie foram superados por Movsar Evloev e Charles Jourdain na decisão unânime, respectivamente. No card preliminar, em duelo de brasileiras, Virna Jandiroba superou Marina Rodriguez, enquanto Cláudio Ribeiro deu show e nocauteou Joseph Holmes no segundo round.
Aljamain Sterling leva a melhor sobre Henry Cejudo e segue como campeão
Na luta principal do UFC 288, o campeão Aljamain Sterling começou a luta de forma intensa, controlando o centro do octógono. Henry Cejudo, por outro lado, derrubou o adversário sem dificuldades. O combate voltou a ficar em pé rapidamente e ambos foram para a trocação franca. Na reta final, Sterling conseguiu pressionar o americano contra a grade e conseguiu uma boa queda, terminando o primeiro round em vantagem. O segundo round teve “Triple C” aplicando um forte chute alto sobre o jamaicano, que por sua vez, conectou chutes baixos e golpes na média distância.
Henry Cejudo abriu a terceira parcial com uma boa joelhada voadora sobre Aljamain Sterling, que voltou a pressionar o americano contra a grade e devolveu a joelhada, que pegou na cabeça de Henry. Nos segundos finais, Cejudo ainda conseguiu uma bela queda sobre o adversário. Os dois lutadores continuaram na luta em pé no quarto round, e Sterling mostrou mais agilidade em suas ações, além de um maior volume de golpes.
Henry Cejudo voltou a aumentar seu ritmo no último assalto, ciente de que estava em desvantagem no placar. O “Triple C” se mostrou mais agressivo na trocação e conseguiu conectar bons golpes, mas no fim, Aljamain Sterling controlou as ações do oponente e, dessa forma, foi declarado vencedor na decisão dividida, seguindo como campeão incontestável na categoria peso-galo, agora com nove vitórias consecutivas no Ultimate.
Belal Muhammad supera Gilbert Durinho na luta co-principal
Responsáveis pelo co-main event do UFC 288, Belal Muhammad e Gilbert Durinho iniciaram o combate de forma cautelosa na luta em pé, com o palestino conectando alguns chutes, enquanto o brasileiro ameaçou com uma entrada de queda. Com leve superioridade no duelo, Muhammad seguiu apostando nos chutes, e Gilbert respondeu com um bom cruzado de direita. Com trocas constantes de base, Belal “confundia” o adversário e, com isso, conseguia conectar mais golpes na trocação.
Com dificuldades para soltar seu jogo, Gilbert Durinho ameaçou mais uma entrada de queda e recebeu mais chutes de Belal Muhammad no terceiro round. O palestino continuou acreditando bastante nos chutes no quarto assalto, além de boas combinações de diretos e cruzados. Gilbert, por sua vez, acertou um bom direto de encontro, que pegou no rosto do adversário.
Com a noção de que estava perdendo a luta no UFC 288, Gilbert buscou aumentar seu ritmo no quinto e último round, mas Muhammad continuou superior e com maior volume de golpes na luta em pé, frustrando as ações do brasileiro. No fim, Belal Muhammad foi declarado vencedor na decisão unânime dos jurados e conquistou sua quinta vitória consecutiva, se credenciando também como próximo desafiante ao cinturão meio-médio, enfrentando o vencedor de Leon Edwards x Colby Covington.
Jéssica Bate-Estaca é nocauteada por chinesa no UFC 288
Único duelo feminino no card principal do UFC 288, Jéssica Bate-Estaca x Yan Xiaonan começou com as atletas buscando a trocação. Com maior altura e envergadura, a chinesa foi se mostrando superior e conseguiu a vitória no primeiro round. Com um golpe de direita, Xiaonan levou a ex-campeã a knockdown, e na sequência, precisou de apenas mais alguns golpes no ground and pound, até a interrupção do árbitro central.
Com o resultado no UFC 288, Yan Xiaonan conquista sua segunda vitória consecutiva na organização – a anterior havia sido contra Mackenzie Dern. Por outro lado, Jéssica Bate-Estaca, que já havia sido superada por Erin Blanchfield, em fevereiro, volta a ser derrotada.
Brasileiro tem boa atuação, mas é vencido por russo invicto
Fazendo sua estreia pelo Ultimate no card principal do UFC 288, Diego Lopes não se intimidou diante do invicto Movsar Evloev. No primeiro round, o brasileiro esteve próximo de nocautear e até mesmo finalizar com um armlock o russo, que como já era esperado, buscou bastante a luta agarrada. No segundo assalto, Evloev controlou mais as ações e, por cima no solo, conectou bons golpes no ground and pound.
Na última parcial, os dois lutadores foram para a trocação e conectaram alguns bons golpes na média distância. Aproveitando-se do cansaço do brasileiro, Movsar Evloev voltou a partir para a luta agarrada, mas foi pego de surpresa por uma kimura de Diego Lopes. Nos últimos segundos, o manauara ainda buscou uma chave de perna, mas viu a luta chegar ao fim. Depois de três rounds, a vitória foi decretada para Evloev, que segue invicto no MMA, com 17 triunfos, mas Diego encheu os olhos dos fãs de MMA ao mostrar muita personalidade e potencial.
Em retorno ao MMA, Kron Gracie é derrotado por canadense
Na luta de abertura do card principal do UFC 288, Charles Jourdain teve como primeira ação contra Kron Gracie alguns golpes na curta distância. O canadense também acertou bons uppercuts e o brasileiro, por sua vez, conseguiu a queda puxando para sua guarda, mas o duelo logo voltou a ficar em pé. No segundo round, o Gracie voltou a levar o duelo ao solo puxando para sua guarda, no entanto, o roteiro se repetiu e Jourdain conseguiu novamente levar a luta para a trocação, onde tinha clara superioridade, com golpes rápidos e precisos.
O terceiro e último round teve o mesmo enredo dos anteriores, com Charles Jourdain aplicando golpes com rapidez e Kron Gracie tentando, a todo custo, puxar para sua guarda a luta no solo, mas sem conseguir desenvolver seu Jiu-Jitsu. No fim, após três rounds disputados, o canadense saiu vitorioso na decisão unânime e se recuperou das derrotas sofridas para Shane Burgos e Nathaniel Wood, respectivamente. Kron, por sua vez, sofre o segundo revés da sua carreira no MMA, ambas pelo UFC.
Em duelo brasileiro, Virna Jandiroba supera Marina Rodriguez
O duelo de brasileiras no card preliminar do UFC 288 começou com Virna Jandiroba conseguindo uma boa queda sobre Marina Rodriguez. A “Carcará” fez a transição para as costas, mas logo foi para a posição de montada e encaixou uma boa kimura, além de boas cotoveladas, garantindo uma clara vantagem no primeiro round. No segundo assalto, Virna partiu para a luta agarrada e, novamente, conseguiu derrubar a compatriota. Com uma estratégia bem traçada, Jandiroba se manteve dominante na posição, com ótimas ações no ground and pound e tentativas de finalização.
Ciente da desvantagem, Marina Rodriguez buscou mais a trocação no terceiro e último round, e conectou bons golpes sobre Virna Jandiroba. A baiana, então, retomou sua estratégia e conseguiu, mais uma vez, derrubar a gaúcha. Por cima, a “Carcará” buscou um katagatame, qu foi defendido por Marina. No final, após uma atuação dominante do início ao fim, Jandiroba venceu na decisão unânime e emplacou sua segunda vitória consecutiva no Ultimate, enquanto Marina amargou o segundo revés em sequência.
Cláudio Ribeiro nocauteia americano e conquista primeira vitória no UFC
Fazendo a luta de abertura do UFC 288, Cláudio Ribeiro, de início, foi derrubado por Joseph Holmes, mas se levantou rapidamente. Na sequência, o americano pressionou o brasileiro contra a grade por alguns instantes, mas não conseguiu uma nova queda. Depois disso, as ações se inverteram, e Cláudio conectou bons golpes, além de conseguir uma boa queda. Por cima, o brasileiro foi muito bem no ground and pound e, por muito pouco, não conseguiu o nocaute.
No segundo round, Holmes repetiu a estratégia de pressionar o adversário contra a grade, mas Cláudio saiu bem da posição mais uma vez. Na trocação, o brasileiro continuou acertando fortes golpes, incluindo uma joelhada, que levou o americano ao chão. Sentindo o oponente bem desgastado e entregue, Cláudio Ribeiro voltou a aumentar seu ritmo e, com mais uma sequência de bons golpes no ground and pound, conseguiu a vitória por nocaute. Com o resultado no UFC 288, o paulista conquistou sua primeira vitória no UFC em duas lutas, sendo o 11º triunfo da sua carreira.
UFC 288
Newark, em Nova Jersey (EUA)
Sábado, 06 de maio de 2023
Card principal
Aljamain Sterling derrotou Henry Cejudo por decisão dividida dos jurados
Belal Muhammad derrotou Gilbert Durinho por decisão unânime dos jurados
Yan Xiaonan derrotou Jéssica Bate-Estaca por nocaute técnico no 1R
Movsar Evloev derrotou Diego Lopes por decisão unânime dos jurados
Charles Jourdain derrotou Kron Gracie por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Matt Frevola derrotou Drew Dober por nocaute no 1R
Kennedy Nzechukwu finalizou Devin Clark com uma guilhotina no 2R
Khaos Williams derrotou Rolando Bedoya por decisão dividida dos jurados
Virna Jandiroba derrotou Marina Rodriguez por decisão unânime dos jurados
Parker Porter derrotou Braxton Smith por nocaute técnico no 1R
Ikram Aliskerov derrotou Phil Hawes por nocaute no 1R
Claudio Ribeiro derrotou Joseph Holmes por nocaute técnico no 2R
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.