Amanda Nunes agora vai defender o cinturão peso-galo contra a mexicana Irene Aldana no UFC 289 (Foto: Reprodução/UFC)

Atual campeã peso-galo e peso-pena feminino do UFC, Amanda Nunes terá que lidar com uma mudança importante para o card do UFC 289, marcado para acontecer no dia 10 de junho, em Vancouver, no Canadá. De acordo com o anúncio oficial feito por Dana White, presidente do Ultimate, a brasileira não vai mais enfrentar no evento a ex-campeã Julianna Peña, que segundo o mandatário, machucou suas costelas e não vai conseguir se recuperar a tempo da data do evento.

Diante disso, a organização norte-americana agiu rapidamente e confirmou a atleta Irene Aldana como próxima adversária de Amanda em disputa de cinturão que será válida pela categoria peso-galo feminino. Cabe salientar que a brasileira e Julianna Peña se enfrentariam pela terceira vez, em retrospecto que marca uma vitória para cada lado.

Atualmente com 34 anos de idade, Amanda Nunes contabiliza 22 vitórias e cinco derrotas em seu cartel no MMA profissional. Considerada por muitos a melhor lutadora da história do MMA feminino, a brasileira foi derrotada apenas uma vez nos últimos oito anos, justamente para Julianna Peña, em dezembro de 2021, por finalização no segundo round. Em sua última apresentação, em julho do ano passado, a "Leoa" fez revanche contra Peña no main event do UFC 277 e superou a americana na decisão unânime dos jurados.

Quinta colocada no ranking peso-galo feminino, Irene Aldana, de 35 anos, possui 14 triunfos e seis reveses ao longo da sua trajetória nas artes marciais mistas. A mexicana vem de dois resultados positivos em sequência, sobre Yana Santos e Macy Chiasson, respectivamente. Caso vença Amanda Nunes, Aldana entra para o seleto grupo de mexicanos que são campeões no UFC, que já conta com Brandon Moreno (campeão peso-mosca), Yair Rodriguez (campeão interino peso-pena) e Alexa Grasso (campeã peso-mosca feminino).