Alex Poatan analisou duelo contra Jan Blachowicz no UFC 291(Foto: Reprodução UFC)

Acabou o mistério! Ex-campeão peso-médio do Ultimate, Alex Poatan já sabe quem terá pela frente em sua estreia na categoria dos meio-pesados (até 93kg). Na última terça-feira (16), o presidente da organização, Dana White, anunciou que o brasileiro vai encarar o ex-detentor do título da divisão, Jan Blachowicz, em confronto que vai acontecer no co-main event do UFC 291, marcado para o dia 29 de julho, em Salt Lake City (EUA).

De forma rápida, o paulista já se pronunciou sobre o seu próximo desafio, o primeiro no UFC como meio-pesado. Por meio de um vídeo divulgado em seu canal no YouTube, Poatan "aprovou" o adversário e mostrou confiança para o confronto, onde, em caso de vitória, pode se aproximar de uma disputa de cinturão nos 93kg. O brasileiro também citou que pretende "pegar" os conhecimentos do amigo e mentor Glover Teixeira, que já enfrentou Blachowicz em 2021, finalizando o polonês no segundo round, em combate onde conquistou o título dos meio-pesados na época.

"Meu próximo adversário é o Blachowicz, um cara perigoso, experiente, conhecido do Glover, meu parceiro de treino. Tenho certeza que, dando continuidade nos treinos junto com o Glover, ele vai poder me passar muitas coisas, assim como vem fazendo. Todos sabem que Blachowicz é um cara perigoso, completo, mas é uma boa luta para minha primeira luta (nos meio-pesados).

Todos sabem da minha historia, fui campeão nos médios, então com certeza o UFC me daria um atleta no Top 5. Para ser sincero, não é novidade para mim. A gente já está negociando há alguns dias e eu já estava esperando ele. É isso. Estou bem para essa luta, focado nos treinos e para dar continuidade ao trabalho que venho fazendo", disse Alex Poatan.

O confronto de Alex Poatan marcará o retorno do brasileiro após derrota no UFC 287 para o seu grande rival, Israel Adesanya, quando perdeu o cinturão dos médios. Ex-campeão duplo do GLORY no Kickboxing, o paulista tem um cartel de nove lutas, com sete vitórias e duas derrotas no MMA.

O adversário do brasileiro, como já citado, será o ex-campeão da categoria até 93kg, o polonês Jan Bachowicz, que em sua última luta, empatou com Magomed Ankalaev, em combate que valia o cinturão da categoria. Ao todo, Bachowicz fez 39 lutas na carreira, com 29 vitórias, nove derrotas e um empate. Vale ressaltar que o polonês já venceu o arquirrival de Poatan, Israel Adesenya, em confronto realizado em 2021.

CARD PROVISÓRIO:

UFC 291
Salt Lake City, em Utah (EUA)
Sábado, 29 de julho de 2023

Peso-leve: Dustin Poirier x Justin Gaethje
Peso-meio-pesado: Jan Blachowicz xAlex Poatan
Peso-médio:Paulo Borrachinhax Ikram Aliskerov
Peso-meio-médio: Stephen Thompson xMichel Pereira
Peso-pesado: Derrick Lewis xMarcos Pezão
Peso-mosca: CJ Vergara xVinicius Salvador
Peso-leve: Tony Ferguson x Bobby Green
Peso-meio-médio: Michael Chiesa x Kevin Holland