Com o UFC 291, neste sábado (29), o Ultimate desembarca em Salt Lake City, nos Estados Unidos, para um evento que promete ser histórico. Na luta principal da edição, os pesos-leve Dustin Poirier e Justin Gaethje medem forças pelo cinturão “BMF”. Criado em 2019, o BMF coroa o atleta mais durão do UFC e estava vago desde a aposentadoria de Jorge Masvidal, o primeiro e único campeão BMF.
Essa não será a primeira vez que Poirier e Gaethje dividirão o octógono. Em 2018, os dois se enfrentaram na luta principal do card que aconteceu no Arizona, estado natal de Gaethje. Poirier nocauteou Gaethje no quarto round, em luta que rendeu a ambos o bônus de “Luta da Noite”.
Atual número 2 do ranking peso-leve, Dustin Poirier (29-7, 1 NC) é considerado um dos lutadores mais completos do peso-leve. Na carreira de mais de 14 anos no MMA, são 15 vitórias por nocaute e sete por finalização, incluindo o mata-leão em sua luta mais recente, em novembro, sobre o ex-desafiante ao cinturão, Michael Chandler. Com mais um nocaute neste fim de semana no UFC 291, o americano pode se isolar como o maior nocauteador da história do peso-leve. Hoje ele está empatado com Drew Dober, com oito nocautes cada.
Já Justin Gaethje (24-4), atual número 3 do ranking, é um dos strikers mais dinâmicos e perigosos do UFC. Ele tem 19 vitórias por nocaute na carreira, sendo nove delas ainda no primeiro round, e é um dos recordistas da divisão em número de bônus pós-luta, com 11. Gaethje vem de vitória em março e espera empatar o placar com Poirier, com uma vitória no sábado.
Alex Poatan faz sua estreia em nova categoria
Uma das lutas mais esperadas do UFC 291 terá o brasileiro Alex Poatan como destaque. Ex-campeão do peso-médio, Poatan fará sua estreia na divisão de cima, a do peso meio-pesado. Multicampeão no Kickboxing, o brasileiro fez rapidamente seu nome no MMA e no UFC, chegando ao cinturão peso-médio em sua quarta luta na organização (sua oitava luta desde fazer a transição para as artes marciais mistas).
Alex Poatan terá pela frente o ex-campeão da divisão e atual número 3 do ranking meio-pesado, Jan Blachowicz. Conhecido por seu “lendário poder polonês”, Blachowicz tem em seu currículo nove vitórias por nocaute e nove por finalização, o que faz com que o experiente lutador seja considerado um dos mais completos da categoria até 93kg.
Mais brasileiros confirmados no UFC 291
Além de Alex Poatan, o UFC 291 contará com mais cinco representantes brasileiros. No peso meio-médio, o brasiliense Gabriel Bonfim (14-0) busca manter seu cartel invicto contra o americano Trevin Giles (16-4). Entre os pesados, Marcos Rogerio de Lima (21-9-1), o Pezão, tenta chegar ao Top 10 da divisão ao derrotar o atual número 10, Derrick Lewis (26-11, 1 NC).
Claudio Ribeiro (11-3) espera manter o impulso da vitória por nocaute em maio, no UFC 288, com uma vitória sobre o russo Roman Kopylov (9-2). Contratado no Contender Series no ano passado, Vinicius Salvador (14-5) vai atrás de sua primeira vitória no UFC contra CJ Vergara (11-4-1), no peso-mosca. E abrindo o card deste sábado, Priscila “Pedrita” Cachoeira (12-4) enfrenta a americana Miranda Maverick (13-5) para estender sua sequência de duas vitórias consecutivas no peso-mosca.
CARD COMPLETO:
UFC 291 Salt Lake City, Estados Unidos Sábado, 29 de julho de 2023
Card principal (23h, horário de Brasília) Peso-leve (até 70,3 Kg): Dustin Poirier x Justin Gaethje Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Jan Blachowicz x Alex Poatan Peso-leve (até 70,3 Kg): Tony Ferguson x Bobby Green Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Michael Chiesa x Kevin Holland
Card preliminar (19h30, horário de Brasília) Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Gabriel Bonfim x Trevin Giles Peso-pesado (até 120,2 Kg): Derrick Lewis x Marcos Pezão Peso-médio (até 83,9 Kg): Roman Kopylov x Cláudio Ribeiro Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Jake Matthews x Darrius Flowers Peso-mosca (até 56,7 Kg): CJ Vergara x Vinicius Salvador Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Matthew Semelsberger x Uros Medic Peso-mosca (até 56,7 Kg): Miranda Maverick x Priscila Cachoeira
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.