Leko vem realizando um grande trabalho à frente da Wish Roll em Portugal (Foto: Divulgação)
Tratam-se de Wish Roll e Steel Fighters BJJ, que têm os faixas-preta Alexsandro Almeida, o "Leko", e Jeferson Silva como responsáveis, respectivamente.
Atualmente aos 45 anos, Jeferson está desde 2004 morando em Portugal, mais precisamente na capital Lisboa. Em 2015, após 11 anos trabalhando com Jiu-Jitsu no país, o brasileiro decidiu, ao lado da sua esposa, fundar a Steel Fighters BJJ, que tem como foco principal a transmissão de valores como humildade e respeito ao próximo através da arte suave para crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos.
"O início foi difícil, com esforço, empenho e dedicação, levando aulas de Jiu-Jitsu nas dependências de escolas públicas e particulares, fazendo com que fosse mais fácil e acessível para todos poderem participar. Hoje temos por volta de 100 alunos, dos 3 aos 63 anos, que encontraram no Jiu-Jitsu uma ferramenta para ajudá-los na busca pela melhor versão", disse Jeferson, que é natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Animado para a chegada do Europeu da ISBJJA em terras portuguesas, o faixa-preta brasileiro - graduado pelo amigo Emílio China - vê a competição como importante para colaborar com a evolução do esporte: "Estou super empolgado, pois acredito que esse campeonato vai ocupar o vazio deixado pelo fato de não termos mais grandes eventos internacionais no país. Além disso, eventos de qualidade assim ajudam no crescimento da nossa arte. A cada campeonato, recebemos mais alunos, e os atrativos como superlutas e desafios (kid e master) serão uma novidade aqui", completou.
Já Alexsandro Almeida, o "Leko", é faixa-preta 4º grau e começou a treinar aos 11 anos de idade, em Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, de onde ele é. Hoje com 31 anos de Jiu-Jitsu, o brasileiro passou por diversas equipes até fundar a sua própria, a Wish Roll, que conta com oito filiais apenas no Porto e segue em expansão.
"Somos uma equipe campeã nacional No-Gi pela AJP, além de eventos em outros países, formando campeões e trabalhando por mais. Só na nossa sede temos cerca de 150 atletas e por isso a notícia do Europeu da ISBJJA foi muito bem recebida. Eu conheço o trabalho do Rogério Gavazza (vice-presidente da ISBJJA) desde o Circuito Mineirinho, já fui campeão em um dos primeiros, então é maneiro ver ele chegando em Portugal. Coimbra fica bem no centro do país, não é distante para ninguém, então acho que tem tudo para ser um grande evento", encerrou Leko.
O campeonato, vale citar, terá suas inscrições abertas em breve através do sitewww.isbjj.com.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.