Campeão Aljamain Sterling vai defender cinturão contra Sean O?Malley (Foto: Paul Rutherford/Zuffa LLC via Getty Images)
Essa será a luta mais importante e mais desafiadora da carreira da paraense. Parte do plantel do UFC desde 2017, Amanda se destacou com vitórias pela via rápida sobre atletas do topo da divisão, como Marina Rodriguez e Michelle Waterson-Gomez. A brasileira, agora, busca adicionar seu nome à histórica lista de campeãs brasileiras com sua terceira finalização consecutiva.
A tarefa, porém, não vai ser fácil, já que do outro lado do octógono estará Weili Zhang, a primeira campeã chinesa na história do UFC, que vive seu segundo reinado no peso-palha. Zhang se consolidou como a melhor do mundo com vitórias sobre as ex-campeãs Joanna Jedrzejczyk (duas vezes), Carla Esparza e Jessica Bate-Estaca, e tem 23 vitórias em suas últimas 25 lutas.
![Brasileira Amanda Lemos vai disputar o cinturão peso-palha contra Weili Zhang no UFC 292 - (Foto: Paul Rutherford/Zuffa LLC via Getty Images)](https://odia.ig.com.br/_midias/jpg/2023/08/19/zhang_vs_lemos-30249813.jpg)
Cinturão peso-galo em disputa
Na luta principal do UFC 292, o campeão peso-galo Aljamain Sterling planeja silenciar o número 2 do ranking, Sean O'Malley. Sterling (23-3) quer se consolidar como o maior peso-galo da história do UFC. Ele atualmente detém o recorde de mais defesas de título consecutivas na divisão e tem no currículo vitórias sobre os ex-campeões Petr Yan, TJ Dillashaw e Henry Cejudo.
Sean O'Malley (16-1 1NC) é uma estrela em ascensão e pretende aproveitar ao máximo sua primeira oportunidade pelo título. Entre os atletas mais populares do UFC, ele cativou os fãs com nocautes – cinco das suas últimas vitórias vieram desta maneira. O'Malley agora planeja quebrar a sequência ininterrupta de Sterling e reivindicar o ouro do UFC.
Mais quatro brasileiros em ação
Além de Amanda Lemos, o card do UFC 292 contará ainda com mais quatro brasileiros. No card principal, Pedro Munhoz (20-7, 2 NC) busca manter o bom momento após a vitória sobre Chris Gutierrez, em abril, e subir no ranking peso-galo ao derrotar o atual número 6 da divisão, Marlon Vera (20-8-1).
No card preliminar, Gregory Rodrigues (13-5) enfrenta o russo Denis Tiuliulin (11-7) no peso-médio. No peso-mosca feminino, Natalia Silva (15-5-1) busca manter a invencibilidade de mais de seis anos e conquistar sua quarta vitória consecutiva no UFC contra a número 13 do ranking, Andrea Lee (13-7).
Abrindo o card do UFC 292 estará Karine Silva (16-4), que reencontrará Maryna Moroz (11-4) após quase nove anos. Na primeira luta entre as duas, a ucraniana levou a melhor, mas a história dessa vez pode ser outra: de lá para cá, Karine colecionou 11 vitórias e apenas duas derrotas – ela está numa sequência de sete vitórias, e todas elas pela via rápida.
CARD COMPLETO:
UFC 292
TD Garden, em Boston, nos Estados Unidos
Sábado, 19 de agosto de 2023
Card principal (23h, horário de Brasília)
Peso-galo (até 61,2kg): Aljamain Sterling x Sean O’Malley
Peso-palha (até 52,1kg): Weili Zhang x Amanda Lemos
Peso meio-médio (até 77,1kg): Neil Magny x Ian Garry
Peso-galo (até 61,2kg): Da’Mon Blackshear x Mario Bautista
Peso-galo (até 61,2kg): Marlon Vera x Pedro Munhoz
Card preliminar (19h30, horário de Brasília)
Peso-médio (até 83,9kg): Chris Weidman x Brad Tavares
Peso-médio (até 83,9kg): Gregory Robocop x Denis Tiuliulin
Peso-leve (até 70,3kg): Austin Hubbard x Kurt Holobaugh - luta pela final do TUF 31
Peso-galo (até 61,2kg): Brad Katona x Cody Gibson - luta pela final do TUF 31
Peso-médio (até 83,9kg): Andre Petroski x Gerald Meerschaert
Peso-mosca (até 56,7kg): Andrea Lee x Natalia Silva
Peso-mosca (até 56,7kg): Maryna Moroz x Karine Silva
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.