Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu 2023 promete entrar para a história (Foto: Divulgação)

A 15ª edição do Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu foi oficialmente anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na último segunda-feira (30), no luxuoso Hotel Ritz Carlton, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O evento, que se inicia em 1º de novembro e se estende por dez dias repletos de ação, apresentará uma variedade de competições, começando com o festival infantil e culminando com os campeonatos profissionais.

A cerimônia contou com autoridades locais e figuras influentes no mundo do Jiu-Jitsu, incluindo Sua Excelência Mohamed Salem Al Dhaheri, vice-presidente da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF). Ele compartilhou a visão da organização para esta edição emblemática, que será a maior da história.

"Estamos tornando o esporte global. Hoje, os atletas ganham fama e reconhecimento por meio do Jiu-Jitsu. Este é um dos campeonatos mais fortes do mundo, com mais de 7 mil atletas excepcionais de diferentes origens. Portanto, temos como objetivo utilizar essa plataforma para espalhar uma mensagem de amor, paz e tolerância por meio do esporte”, afirmou.

Também participaram da coletiva os brasileiros Meyram Maquiné, Diego Sodré e Júlia Alves, atuais campeões do Abu Dhabi World Pro. O trio se juntará aos 720 atletas brasileiros que representarão as cores verde e amarela no campeonao. Ao lado deles, o talentoso árabe Zayed Al Katheeri completou a mesa.

Atual campeão na categoria até 62kg, Meyram expressou seu entusiasmo por retornar a Abu Dhabi, um lugar que tem um significado especial em seu coração. No ano passado, ele ficou com o título após finalizar o atleta local Omar Alfadhli.

"Estou emocionado por estar de volta. É um lugar onde me sinto como uma verdadeira estrela, onde saio vejo foto minha, isso me motiva a fazer um grande espetáculo. Tenho como objetivo replicar minha performance anterior e conquistar o campeonato mais uma vez. Quero trazer outro título para o Brasil”, vislumbra Meyram.

Quem também não escondeu a emoção por retornar ao palco do Abu Dhabi World Pro foi o manauara Diego Sodré, que conquistou o título na divisão até 69kg, em 2022, após uma final emocionante contra Pablo Lavaselli.

"A primeira vez que ouvi falar do Abu Dhabi World Pro, eu era apenas uma criança. Lembro-me de assistir Rodolfo Vieira se tornar campeão e pensar que era incrível. Hoje, tenho a oportunidade de voltar aqui em Abu Dhabi e, quem sabe, me tornar bicampeão do World Pro. É uma oportunidade única que não vou deixar escapar. Quero deixar minha marca na história deste evento".

Júlia Alves, que saiu vitoriosa na última edição do Abu Dhabi World Pro, expressou confiança em sua capacidade de defender seu título na categoria até 62kg. "Não sinto nenhuma pressão. Sei o quanto treinei para estar aqui e sei que mereço este título. Estou bem preparada e pronta".

O Abu Dhabi World Pro 15 promete ser uma celebração emocionante da excelência do Jiu-Jitsu, unindo atletas de todo o mundo no espírito competitivo e na promoção do amor, paz e tolerância. À medida que o evento se iniciar, todos os olhos estarão voltados para o tatame, enquanto esses talentosos competidores buscarão a glória, os cobiçados títulos e o reconhecimento que somente o Abu Dhabi World Pro poderá lhes oferecer.