Boxe feminino terá espaço no Outboxing Fight Night(Foto: Divulgação)

A primeira edição do Outboxing Figth Night, marcada para o dia 16 de agosto, em Rio Claro-SP, tem como objetivo dar mais um passo para trazer o boxe de volta as suas raízes. O boxe feminino é uma das bandeiras levantadas nesse caminho para o retorno da nobre arte ao topo, de onde nunca deveria ter saído. Yasmim "Pedradora" Bodziak e Thais "Thaizmania" Duarte vão se enfrentar na segunda luta do card preliminar do evento.

A empreitada da Outboxing, por si só, não é considerada das mais fáceis. A febre de espetacularização atingiu o boxe, com lutas de apelo midiático e sem conteúdo, depreciando a história de um esporte que tem uma legião de apaixonados. A força dos ringues, entretanto, não gera margem para dúvidas. Ex-lutadores e CEOs da empresa, Patricia Rovarotto e Wallace Moraes têm consciência do tamanho da bronca, que já não é fácil quando se trata de homens e se torna mais desafiadora ao envolver as mulheres.

"O boxe feminino ainda precisa de muito impulso para ganhar espaço. Não só no Brasil, mas no mundo! Para mim, como mulher e ex-atleta, agora como empresária, é de suma importância abrir espaço para que a mulher seja vista no esporte e, assim, mais e mais mulheres sejam acreditadas, treinadas e cheguem ao ringue e ao sucesso. Esse é um compromisso que o Wallace e eu assumimos: de dar o máximo que conseguirmos aos atletas do que não tivemos na nossa vez", afirma Patricia, com conhecimento próprio.

"Desde que comecei minha carreira como lutadora, senti na pele a dificuldade de uma mulher em encontrar quem a treine, acredite nela e a leve ao ringue. E, devo dizer, ainda há muitas outras dificuldades que só a mulher num esporte dito 'masculino' sabe quais são", completa.

Depois de reunir duas lutas femininas em sua pré-edição na Arnold, em São Paulo, no mês de abril, a primeira edição do Outboxing Fight Night volta a abrir espaço para as mulheres, mesmo diante da falta quantitativa de atletas competindo profissionalmente. É bastante complexo para os promotores encontrar adversárias compatíveis tanto de peso, como de nível e experiência. Muitas vezes, lutadoras que ainda estão começando a carreira têm de enfrentar outras muito mais experientes, desnivelando o combate. Isso, sem contar outras percalços.

"As mulheres têm dificuldade em se tornar atletas por não ter incentivo familiar, social e até mesmo de treinadores. Muitas vezes nem cogitam iniciar uma carreira no boxe. Isso faz com que a gente perca muitos talentos promissores no boxe. Por um lado, o desenvolvimento é difícil, mas por outro, quando encontramos mulheres que se propõem a tudo pelo sonho do boxe, é maravilhoso. Vemos o quanto elas são realmente guerreiras e determinadas!", conta a CEO.

As apostas da vez de Patricia Rovarotto são Yasmim Bodziak e Thais Duarte, duas lutadoras que ainda estão escrevendo as primeiras palavras de suas histórias. A jovem Yasmim "Predadora", inclusive, fez sua primeira luta profissional justamente na pré-edição do Outboxing Fight Night e agora faz as vezes para que Thais "Thaismania" tenha a oportunidade de estrear.

"Yasmin já lutou na nossa última edição e mostrou grande potencial em seu debut. Agora é a vez da Thais debutar contra ela. São atletas no início da carreira profissional no boxe e achamos importante dar espaço para que atletas de qualidade e promissoras iniciem suas carreiras. Não podemos apenas dar palco para quem já está em carreira, mas pensar no futuro e dar a chance aos iniciantes de se provarem e galgarem seus sonhos. Todo campeão mundial um dia foi um debut a quem foi dada uma chance", encerra a empresária.

Programação completa da Outboxing Fight Night:

Data: 16/8/2025
Local: Sede da Outboxing – Avenida 5, 3190, Res. dos Bosques, Rio Claro-SP

Card principal

Peso super pena (59 kg): Gustavo “Popózinho” dos Santos x Demeson “Pendragon” dos Santos

Peso super meio-médio (69,8 kg): Jhonatan “Tico” Conceição x Whilton Melo

Peso cruzador (90,7 kg): Isaque Lira x Kosi Supershock Salvation (Nigéria)

Peso super pena (59 kg): Jeanzito Carvalho x Robson “O Brabo do Boxe” Pinheiro

Card preliminar

Peso super leve (63,5 kg): Gustavo “Esquerda” Ferreira x Eduardo “Rey” Gutierrez (México)

Peso super pena (59 kg): Tacio Lopes x Alex Pinheiro

Peso pena (57 kg): Yasmim “Predadora” Bodziak x Thais “Thaizmania” Duarte

Peso meio-médio (66,7 kg): Guidson Matias x Cristiano “Team” Pereira

> Ingressos à venda no site oficial da Outboxing