Rafael Freitas, filho de Popó, foi quem nocauteou Wanderlei em pancadaria (Foto: Reprodução/TV Globo)

A confusão que tomou conta do ringue após a luta entre Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva, no Spaten Fight Night 2, ganhou novos desdobramentos no domingo (28). A reportagem da TV Globo trouxe imagens exclusivas que identificam Rafael Freitas, um dos filhos de Popó, como o autor da agressão que derrubou e fez Wanderlei desmaiar.

Nas cenas, é possível ver Rafael – vestido de terno e segurando o cinturão do pai – subindo ao ringue em meio ao tumulto. Primeiro, ele acerta Wanderlei com um golpe por trás, na região da nuca. Em seguida, já de frente para o ex-campeão do PRIDE, desferiu um soco direto no queixo, que deixou Wand desacordado.

Wanderlei precisou ser retirado do ringue com auxílio da equipe médica e, posteriormente, encaminhado ao Hospital São Luiz, em São Paulo, onde recebeu pontos no supercílio esquerdo e tratamento para uma fratura no nariz, conforme relatado por Fabrício Werdum, membro de sua equipe e ex-campeão peso-pesado do UFC.

O caos começou logo após o fim da luta, quando Wanderlei foi desclassificado por aplicar cabeçadas em Popó entre o terceiro e o quarto round. A decisão gerou revolta e desencadeou uma série de provocações entre as duas equipes. Foi nesse momento que Rafael Freitas entrou em ação, gerando uma cena lamentável que envolveu ambas as equipes.

Antes da divulgação das imagens, Popó havia negado qualquer envolvimento de seus filhos no ataque: “Vi que alguém te deu um soco. As pessoas estão falando que foi o Iago (outro filho de Popó), mas nada a ver com o Iago, que estava de verde”, declarou o baiano, isentando o primogênito. No entanto, as câmeras da Globo confirmaram que o agressor foi Rafael, que pouco depois da confusão excluiu suas redes sociais.

A situação ganhou ainda mais repercussão quando o irmão, Juan Freitas, chegou a parabenizar Rafael em uma postagem nas redes sociais, mas o conteúdo foi apagado minutos depois. A atitude levantou críticas e aumentou a pressão em torno da família Freitas.
 


A luta

Na aguardada luta principal do Spaten Fight Night 2, como já era esperado,PopóeWanderlei Silvainiciaram o duelo de forma bem ativa. O tetracampeão mundial conectou bons golpes na longa distância e na linha de cintura, e foi claramente superior no primeiro round. Popó continuou ditando o ritmo do combate no segundo assalto, enquanto Wanderlei apostava nos contragolpes, mas se defendia bastante. Com uma sequência avassaladora de golpes, Acelino balançou o “Cachorro Louco” e esteve perto de nocautear.

Na terceira parcial, Wanderlei Silva aplicou uma sequência e acabou dando uma cabeçada em Popó. O duelo seguiu e o curitibano mostrou evolução em relação aos rounds anteriores, dando um pouco mais de equilíbrio à luta. Empolgado, Wanderlei acabou perdendo um ponto no quarto round após não respeitar ao comando do árbitro de parar com os golpes no clinch. Na sequência, “Wand” deu outra cabeçada, dessa vez acertando o queixo de Popó, e perdeu mais um ponto. Na reta final, outra cabeçada, a terceira, o que causou a desclassificação de Wanderlei Silva por parte do árbitro central.

Após o fim do combate por desclassificação, o caos se instaurou. Integrantes das equipes de Popó e Wanderlei Silva, ainda dentro do ringue, entraram em uma verdadeira pancadaria. Seguranças precisaram entrar rapidamente para conter os ânimos e, já com a luta encerrada, Wand foi acertado com um golpe, caindo desacordado dentro do ringue. Poucos minutos depois, com o clima menos tenso, Popó foi declarado vencedor por desclassificação.
Spaten Fight Night 2 terminou em pancadaria generalizada  - (Foto: Reprodução/Combate)
Spaten Fight Night 2 terminou em pancadaria generalizada (Foto: Reprodução/Combate)

RESULTADOS COMPLETOS:

Spaten Fight Night 2
São Paulo, Brasil
Sábado, 27 de setembro de 2025

Acelino Popó Freitas derrotou Wanderlei Silva por desclassificação no 4R
Beatriz Ferreira derrotou Maira Moneo por decisão unânime dos jurados
Hebert Conceição derrotou Yamaguchi Falcão por decisão unânime dos jurados
Thiago Manchinha derrotou Wanderson Barcellos por decisão unânime dos jurados