Rebeca Andrade ganhou sua terceira medalha olímpica com o bronze por equipesGabriel Bouys / AFP

França - Rebeca Andrade foi novamente destaque pelo Brasil e liderou a campanha da conquista da inédita medalha na prova por equipes da ginástica artística, nesta terça-feira (30). Com o bronze nos Jogos de Paris, a atleta de 25 anos, do Flamengo, chegou ao seu terceiro pódio olímpico e igualou recorde de medalhas de uma brasileira na história das Olimpíadas. 
A ex-jogadora de vôlei Fofão e a judoca Mayra Aguiar são as duas brasileiras que já tinham três pódios. Mayra ainda irá competir nesta edição, na categoria até 78kg, e também na prova por equipes, podendo chegar a cinco medalhas.
Rebeca, por sua vez, tem mais quatro finais individuais na ginástica artística. Ela pode igualar e até bater o recorde de cinco medalhas dos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, maiores medalhistas olímpicos da história do Brasil.
Este foi o segundo recorde quebrado por Rebeca em Paris. Nas fases classificatórias, se tornou a primeira brasileira a avançar a cinco decisões, superando a marca de três finais de Jade Barbosa em Pequim 2008 e dela mesma em Tóquio 2020 - disputado em 2021 por conta da pandemia da Covid-19.