Gabriel Medina enfrentou Alonso Correa na disputa pelo bronzeJerome Brouillet / AFP

Taiti - Gabriel Medina superou a frustração em Tóquio 2020 e levou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024. A conquista veio com a vitória sobre Alonso Ferreira, nesta segunda-feira (5), nas águas de Teahupo'o. O brasileiro saiu atrás na bateria, mas se recuperou e venceu com autoridade. Ele teve 15.54 de nota total contra 12.43 do adversário.

Como foi a bateria?

Alonso Correa pegou um tubo que fechou rapidamente, mas ele conseguiu sair de pé e recebeu 6.83 de nota. Medina veio logo na sequência, sem tubo, e conseguiu um 5.67.
O peruano arremeteu a segunda onda, mas foi bem na segunda e somou mais 5.00 à sua nota total. Medina tentou responder com dois tubos seguidos, mas não teve sucesso.
Mais tarde, o peruano conseguiu um novo tubo apertado e levou um 5.60, mas não houve tempo para comemorar. Medina conseguiu um tubo ainda mais apertado e saiu mesmo com muita espuma. Ele ainda atacou a extensão da onda, ganhou um 7.50 e ficou em vantagem.
O brasileiro empolgou e saiu de um novo tubo. Na sequência, ganhou velocidade e ainda tentou um aéreo, mas caiu. Apesar disso, recebeu um 7.77. Medina aproveitou o bom momento e pegou outra onda, com quatro manobras fortes, e conseguiu mais um 7.77.
Resultado
1 - Gabriel Medina: 15.54 (7.77 + 7.77)
2 - Alonso Correa: 12.43 (6.83 + 5.60)
Recuperação após semifinal difícil 
Medina era um dos candidatos ao ouro no surfe olímpico. Entretanto, na bateria da semifinal, o mar não ajudou, e ele surfou apenas uma onda. Jack Robinson pegou apenas duas, mas conseguiu um tubo, que fez sua nota aumentar. Assim, o australiano levou a melhor com 12.33 contra um 6.33 e derrotou o brasileiro.