Filipe Toledo foi o primeiro brasileiro eliminado no surfe nos Jogos de ParisJerome Brouillet / AFP
Publicado 06/08/2024 17:27
A polêmica em torno da falta de ondas em Teahupo'o, que culminou na derrota de Gabriel Medina na semifinal do surfe nos Jogos de Paris, segue o que dando o que falar. Para Filipe Toledo, que foi eliminado nas oitavas, o esporte precisa ser disputado em piscina de ondas, que, segundo ele, é a "forma mais justa". 
Publicidade
"Eu amo o mar, e não acho que nada supera a natureza! Mas se tratando de Olimpíadas, acho que seria a forma mais justa (piscina de ondas)! Todo mundo teria chance o suficiente pra colocar o melhor de si na onda! Vamos ser sinceros, se o mar continuasse como foi no round 3, o Gabriel ia papar o ouro e a gente sabe disso! A piscina proporciona essa condição do começo ao fim, e no final das contas quem vence é realmente o melhor surfista," disse Toledo:
"Eu, se caso perdesse na piscina de onda, pelo menos perderia surfando e entregando meu melhor, o que não foi o caso do Gabriel, que, na minha opinião, nem perdeu, só não teve chance! De 4 em 4 anos, acho que o atleta precisa estar preparado pra esse momento único que é a Olimpíada e tendo a certeza que vai entregar o seu melhor", finalizou.
Toledo disputou as Olimpíadas pela primeira vez na sua carreira. Ele foi um dos seis representantes do Brasil no torneio, que foi realizado no Taiti. No entanto, acabou sendo o primeiro a deixar a competição.
Já Medina, apesar da derrota nas semis, conquistou a medalha de bronze na disputa do terceiro lugar. O brasileiro saiu atrás na bateria, mas se recuperou e venceu com autoridade o peruano Alonso Ferreira. Ele teve 15.54 de nota total contra 12.43 do adversário. 
Leia mais