Rio - O Vasco foi alvo de polêmicas na transmissão do duelo entre Brasil de Pelotas e Ponte Preta, pela Copa do Brasil, na última terça (8). O comentarista de arbitragem Sandro Meira Ricci afirmou que o técnico do clube paulista, Hélio dos Anjos, sofreu racismo por parte dos torcedores cruzmaltinos no duelo entre as equipes no ano passado. No entanto, os gritos, que em primeiro momento foram entendidos como ofensas ao treinador, tratavam-se de latidos para o volante Yuri Lara, apelidado de pitbull.
Não sei o que aconteceu no estádio do Brasil de Pelotas com o técnico Hélio dos Anjos. A postagem é pela IRRESPONSABILIDADE do @sandromeiraricc ao dizer que o treinador foi alvo de RACISMO pela torcida do Vasco, o que NÃO houve! Queremos retratação do ex-árbitro! Alô, @sportv! pic.twitter.com/patpGEcAAN
Pouco tempo depois, durante o programa "Troca de Passes", Sandro Meira Ricci assumiu o erro, pediu desculpas à torcida do Vasco e relembrou o caso polêmico.
"No momento da transmissão, quando o Jotinha me chamou para comentar sobre o caso de racismo, eu fiz uma comparação com o que o Hélio dos Anjos achava que tinha vivido no jogo contra o Vasco, e que na verdade não aconteceu. Na verdade, o ele confundiu um grito da torcida para o jogador Yuri Lara, que a torcida apelidava como “pitbull". Eles imitavam um cachorro quando ele roubava bolas, era um grito de incentivo que o técnico confundiu com um grito racista. Mas depois tudo ficou esclarecido. Então estou aqui para pedir desculpas, foi um comentário equivocado", destacou o comentarista.
Em nota oficial, o Vasco se manifestou sobre o assunto nas redes sociais, novamente criticando o ex-árbitro, e reafirmando o compromisso na luta contra o racismo.
"Tendo o Vasco sido citado erroneamente, hoje, na transmissão de Brasil de Pelotas x Ponte Preta no SporTV, por um suposto caso de racismo relacionado ao técnico Hélio dos Anjos em São Januário, no ano passado. O Vasco relembra que: Tal fato imputado erroneamente foi esclarecido ainda no campo de jogo, inclusive sendo citado na súmula da partida. O Vasco está na vanguarda de combate ao racismo no esporte e inclusive reafirmou seu compromisso com o manifesto “Próximos 100 Anos” lançado no último mês. Não abrimos mão dos nossos valores e repudiamos qualquer tentativa de distorções sobre a nossa conduta. Respeito. Igualdade. Inclusão", publicou o perfil oficial do clube.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.