Vasco foi eliminado da Copa do Brasil pelo ABCDaniel Ramalho/Vasco
O jogo
A atuação do Gigante da Colina nos primeiros 45 minutos, no entanto, foi abaixo do esperado. O ABC foi quem teve as melhores oportunidades aproveitando os espaços deixados para contra-ataque e assustou a defesa cruzmaltina.
Saindo de seu estilo de jogo, o Vasco abusou nas jogadas aéras buscando a referência Pedro Raul, mas sequer incomodou. O placar sem gols incomodou a torcida vascaína, que vaiou o time na descida para o vestiário.
Nos primeiros 20 minutos do segunto tempo, o ABC se sentiu ainda mais confortável para jogar e chegou a controlar o jogo, mesmo que com pouca efetividade para conseguir finalizar. O clima em São Januário ficou nervoso, e o Cruzmaltino acumulou erros.
Emoção na reta final
A partir dos 30 minutos, o Vasco acordou e passou a explorar os lados de campo, com toque de bola e aproveitando o cansaço da equipe do Rio Grande do Norte, que marcou de forma intensa.
Nos últimos lances do duelo, o Cruzmaltino levou muito perigo e assustou a meta defendida por Simão. Primeiro com Pedro Raul, em cabeçada dentro da pequena área, que contou com grande intervenção do goleiro, e depois com Jair, que finalizou de média distância por cima.
Aos 50 minutos, o ABC teve a grande chance de abrir o placar e garantir a classificação. Rafael Silva, que acabara de entrar, saiu frente a frente com Léo Jardim, foi apertado pela marcação e acabou tirando demais da direção do gol. 0 a 0 no tempo regulamentar e disputa de tiros da marca do pênalti.
A decisão
O Vasco abriu as cobranças com Jair, que bateu no ângulo direito, firme e sem chances de defesa. Rafael Silva foi o responsável pelo primeiro tiro livre do ABC, e também converteu.
Na sequência, Miranda e Raphael Luz converteram; Nenê marcou e Walfrido acertou a trave, abrindo vantagem para o Cruzmaltino; Pumita Rodríguez e Afonso fizeram. A decisão ficou nos pés de Pedro Raul, que cobrou um tiro de meta e desperdiçou a chance de liquidar a fatura. Alemão fechou a série confirmando o gol e a disputa foi para as cobranças alternadas.
A sexta cobrança cruzmaltina foi de Léo Pelé, que colocou com categoria no canto esquerdo, mas Walber, ex-zagueiro do Vasco, empatou a disputa novamente. Orellano foi o próximo a cobrar e, assim como Pedro Raul, chutou muito forte por cima do gol. Wellington Reis, então, deslocou Léo Jardim e eliminou o Vasco da Copa do Brasil.
Com a queda, o Vasco deixou de embolsar R$ 2,1 milhões, enquanto o ABC, de acordo com o "SporTV", garantiu seis meses de folha salarial. O próximo compromisso do Gigante da Colina será no domingo (19), contra o Flamengo, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca.
VASCO 0 (5) x (6) 0 ABC-RN
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data e hora: quinta-feira (16/3), às 21h30
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Marcyano da Silva Vicente
Cartões amarelos: Pumita Rodríguez (Vasco) / Simão, Márcio Azevedo, Daniel e Richardson (ABC-RN)
Vasco - Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Jair, Andrey Santos (Rodrigo), Gabriel Pec (Orellano), Marlon Gomes (Erick Marcus) e Alex Teixeira (Nenê); Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.
ABC-RN - Simão; Alemão, Afonso, Richardson (Wálber) e Márcio Azevedo (Jhonnathan); Walfrido, Daniel (Jean Patrick) e Wellington Reis; Felipe Garcia (Rafael Silva), Paulinho Moccelin (Maycon Douglas) e Raphael Luz. Técnico: Fernando Marchiori.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.