Mauricio Barbieri Daniel RAMALHO/VASCO

Rio - Com as eliminações no Carioca e no Brasileirão, o Vasco só tem pela frente o Brasileiro na temporada. A disputa da Série A é extremamente importante para o clube carioca que retorna à competição após dois anos ausente, mas também para Mauricio Barbieri. O seu começo de passagem pelo Cruz-Maltino está bem semelhante ao início de temporada do ano passado, quando comandou o Bragantino. Porém, o comandante aposta num desfecho diferente no Brasileiro para salvar o ano.
No ano passado, Barbieri começou o ano com moral, após ter classificado o Bragantino para a Libertadores em 2021. Porém, o desempenho do clube paulista nas competições do primeiro semestre não foram bons. Na principal competição de clubes do continente, o Massa Bruta ficou em último no seu grupo. Na Copa do Brasil foi eliminado na terceira fase para o Goiás e no Paulistão caiu na semifinal.
Neste ano, sob o comando do Vasco o retrospecto é muito semelhante. O Cruz-Maltino não participou de nenhuma competição internacional, porém, foi eliminado de forma precoce para o ABC, na segunda fase da Copa do Brasil, e também perdeu a semifinal do Campeonato Carioca.
Diferente da montagem da equipe do Bragantino para 2022, que já tinha uma base, Barbieri teve que lidar com um elenco praticamente novo e por conta disso seu trabalho exige mais paciência. Porém, uma boa campanha no Brasileirão é o alvo do Vasco para terminar esta temporada de transição sem maiores problemas.