Bombeiros e Defesa Civil fazem vistoria no Estádio do Vasco, São JanuárioPedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - Após assinar um acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) se comprometendo com uma série de medidas de segurança para conseguir a volta do público em São Januário, o Vasco anunciou nesta quinta-feira (14) uma das novidades para o estádio. O clube implementará reconhecimento facial no acesso dos torcedores.
Em reunião realizada nesta última quarta-feira (13) no gabinete da Procuradoria Geral do MP-RJ, o Vasco se comprometeu com uma série de medidas de segurança no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O reconhecimento facial era uma das etapas necessárias. Com isso, São Januário será o primeiro estádio do Rio de Janeiro com essa tecnologia.
Atualmente o acesso ao estádio São Januário é realizado por meio de uma plataforma de controle de acessos. As catracas são embarcadas com diferentes tecnologias de validação integradas, com leitores RFID e código de barras 1D e 2D (QR Code). O sistema passará por um upgrade tecnológico com a implementação de reconhecimento facial e biometria.
Após a instalação, o Vasco iniciará o processo de cadastramento dos sócios, torcedores e visitantes de maneira escalonada e seguindo a legislação pertinente para recolhimento e armazenamento de dados. O clube utilizará o portal da Eleven Tickets para facilitar os cadastros de forma remota, gerando assim mais conveniência aos torcedores.
São Januário está fechado desde o dia 22 de junho, quando o Vasco foi derrotado pelo Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o jogo terminou com objetos arremessados em campo e confronto entre torcedores e policiais.