Jogadores do Vasco Leandro Amorim/Vasco

Rio - Restando duas rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, o Vasco ainda briga contra o rebaixamento. O Cruz-Maltino terá duas partidas decisivas contra Grêmio, no próximo domingo (3), fora de casa, e Red Bull Bragantino, quarta-feira (6), em São Januário. Os dois jogos podem definir a situação dos atletas que estão com seus contratos prestes a encerrar. 
Segundo o portal "Lance!", o planejamento para 2024 já teve início, mas os últimos jogos do Brasileirão ainda vão definir a permanência ou saída de atletas, a depender da divisão que o clube vai atuar na próxima temporada.  
Entre os dez jogadores em final de contrato, o Vasco já busca as renovações do zagueiro Maicon, do volante Zé Gabriel e do atacante Rossi. Pouco utilizado pelo técnico Ramón Díaz, Alex Teixeira pode estar vivendo seus últimos momentos no clube. Situação semelhante é a do lateral-direito Gabriel Dias que é a terceira opção na sua posição. 
Entre os emprestados, o Cruz-Maltino deve se manter com Praxedes e Ivan Quarema. Jogador do Red Bull Bragantino, o meia tem opção de compra fixada em 5 milhões de euros ( ) por 70% dos direitos econômicos, enquanto o goleiro, que pertence ao Corinthians, deve ser comprado em definitivo. 
Por sua vez, Paulo Henrique tem situação incerta. Atleta do Atlético-MG, o lateral-direito não tem valor de compra fixado e, caso permaneça, o Vasco terá que negociar sua compra com o Galo. Robson Bambu e Sebastian Ferreira devem retornar aos seus clubes de origem, Nice e Houston Dynamo, respectivamente.