Payet aplaude a torcida do VascoMatheus Lima | Vasco da Gama

Rio - Dimitri Payet ainda não deslanchou em 2025 e tem futuro incerto no Vasco, mas foi decisivo na estreia do time no Brasileirão, contra o Santos. O francês entrou em campo no lugar de Philippe Coutinho durante o segundo tempo e deu a assistência para o gol de Vegetti. O Pirata virou a partida e garantiu a vitória cruz-maltina sobre o Peixe por 2 a 1, no último domingo (30), em São Januário.
O lance do passe para o gol aconteceu aos 33 minutos do segundo tempo. Payet cobrou falta na medida para o centro avante argentino, que desviou de cabeça para marcar.
Esta, porém, foi apenas a segunda assistência do francês na temporada. O outro passe para gol foi na vitória por 3 a 0 sobre o União Rondonópolis-MT, em 18 de fevereiro, pela Copa do Brasil. Naquela ocasião, Payet serviu Rayan.

Futuro incerto

Nesta temporada, Payet tem sido utilizado, mas principalmente saindo do banco de reservas. O meio-campista foi titular em apenas duas das 13 partidas que disputou em 2025. No período, não fez nenhum gol e deu duas assistências.
O desempenho e os números na atual temporada fazem com que o futuro de Payet seja incerto. O contrato do jogador com o Cruz-Maltino é válido até o dia 5 de maio deste ano. Após o sorteio dos grupos da Sul-Americana, em 17 de março, o Executivo de Futebol do Cruz-Maltino, Marcelo Sant'Ana, abordou o tema.
"A situação do Dimitri (Payet) é a mesma de outros atletas no elenco. Claro que é um atleta de grande história, jogou muito tempo no Olympique de Marselha, teve passagem pela Premier League. Mas, no Vasco, a gente avalia pelo desempenho de cada atleta", afirmou Marcelo Sant'Ana, à CazéTV.
"Ele tem a sua história. Agora, a decisão de renovar ou não será baseada exclusivamente no desempenho, na capacidade do que ele tem de entregar para o Vasco daquele momento para a frente, não pela história que cada um construiu. A gente respeita a história de todos os jogadores, mas precisamos ser guiados pelo desempenho esportivo dentro de campo", prosseguiu.

Elogios de Vegetti

Além da assistência, Payet acertou todos os 16 passes que tentou ao longo da partida contra o Santos, de acordo com dados do "Sofascore". Depois do jogo, Vegetti exaltou o companheiro e mostrou que apoia a renovação do meio-campista
"Payet quando entra no jogo faz a diferença. Ele é muito diferente, assim como o Coutinho. É uma decisão da diretoria, mas se depender da gente (jogadores), nós queremos contar sempre com ele", afirmou o centroavante argentino.