Estádio São Januário, a casa do VascoLeandro Amorim / Vasco da Gama

Rio - A Justiça do Rio concedeu uma liminar que permite ao Vasco atuar em São Januário no clássico com o Flamengo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 19 de abril. A decisão da juíza Regina Lúcia Chuqer de Almeida Costa de Castro Lima, da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca do Rio.
A liminar foi concedida em uma ação popular movida por Pedro de Menezes Reis e Marcus Vinicius Reis. A decisão suspende o veto do Bepe e determina o direito do Vasco mandar o clássico em São Januário com sua torcida, independente de qualquer posição da polícia, e também com a presença de rubro-negros, dependendo de avaliação. Agora, a decisão de mandar a partida ou não em seu estádio está nas mãos do Cruz-Maltino.
A magistrada ainda afirma que o Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe) "se recusa empregar todas as suas energias em benefício do serviço, optando, simplesmente, pelo caminho mais fácil “deixar de fazer”, com aparente abandono do entusiasmo, autoridade e eficiência que a instituição exige".
Marcus Vinicius Reis, um dos advogados responsáveis pela ação, defendeu o direito do Vasco de jogar em seu estádio.
"O Vasco é patrimônio do Rio de Janeiro e do Brasil. Não se trata apenas de um jogo, mas de respeito à história, à torcida e à liberdade de exercer sua paixão no lugar que é sua casa. Entramos com a ação para garantir o direito de jogar em São Januário, como sempre foi. O futebol carioca e sua tradição merecem respeito", disse ao "ge".
Desde o início, o Vasco tinha o desejo de jogar contra o Flamengo em São Januário. Na última semana, o clube enviou um ofício formalizando o pedido de liberação ao Bepe para as duas torcidas, mas estava disposto a atuar com torcida única, caso fosse necessário. Porém, a solicitação foi negada sob a alegação de "riscos à segurança no perímetro e no interior da praça esportiva".
O Estádio Nilton Santos, que seria sua segunda opção de local do Vasco, não estará disponível, já que receberá o evento Tardezinha, do cantor Thiaguinho, no mesmo dia. Também não existiria tempo para escolher jogar fora do Rio, já que o regulamento determina que o pedido para mudar uma partida para fora de seu estado de origem deve ser feito com, no mínimo, 20 dias de antecedência. 
Com isso, o Vasco conseguiu chegar a um acordo com o Flamengo para mandar o clássico no Maracanã. Resta saber agora se o clube manterá o local da partida ou escolherá atuar em seu estádio amparado na liminar.