Robert Renan fez seis interceptações no clássico contra o Fluminense Lucas Merçon/Fluminense FC

Rio - O Vasco vive um grande momento na temporada. Desde a chegada dos reforços, o Cruz-Maltino cresceu de produção, classificou na Copa do Brasil e faz, até o momento, a terceira melhor campanha do returno do Brasileirão. E a nova dupla de zaga tem papel influente na solidez do sistema defensivo.
Desde a estreia dos reforços, o Vasco cresceu de produção. Nos últimos dez jogos, são seis vitórias, três empates e apenas uma derrota — diante do líder, o Palmeiras. No returno do Brasileirão, tem a terceira melhor campanha com 20 pontos conquistados, atrás apenas do Palmeiras (22) e do Flamengo (21).
"São as duas coisas e mais um monte que não conseguimos citar. Quando dá certo ou dá errado, nunca é um fator só. O futebol não se resume a treinador e jogador, nem se resume a melhora aos reforços que chegaram. Mas, obviamente, todos os reforços que vieram estão ajudando, sem exceção", explicou Diniz.
A chegada de Robert Renan e Carlos Cuesta para a defesa elevou o nível do sistema defensivo. Com a dupla em campo, o Vasco está invicto. Em três jogos com a dupla como titular, são três vitórias e nenhum gol sofrido. Ao todo, eles jogaram juntos em cinco partidas e somam três vitórias e dois empates.
"Tem a combinação de um jogador mais sério e um jogador mais técnico. São jogadores de potencial e são jovens ainda. São jogadores de saúde e que conseguem jogar partidas sequenciais sem problema. O mais importante é a maneira que o time se comporta como todo", disse o técnico Fernando Diniz.
Robert Renan estreou no empate com o Flamengo, enquanto Carlos Cuesta estreou no jogo seguinte, no empate com o Ceará. O zagueiro colombiano, inclusive, fez um dos gols do Vasco na partida, com passe do compatriota Andrés Gómez — outro reforço da última janela de transferências.
No período com os reforços, o Vasco venceu o Fluminense, empatou com o Flamengo e eliminou o Botafogo na Copa do Brasil, além de bater adversários como Cruzeiro e Bahia. No clássico com o Flu, Robert Renan registrou o maior número de interceptações de um jogador do Vasco em um jogo no Brasileirão (6).
Com a vitória, o Vasco chegou aos 39 pontos, assumiu a oitava colocação e entrou na briga por uma vaga na Libertadores em 2026. O Cruz-Maltino volta a campo no próximo domingo (26), às 18h30 (de Brasília), contra o Bragantino, em Bragança Paulista, pela 30ª rodada do Brasileirão.