Todas as salas de cinema do Cine+ terão a mesma identidade visualSecec - Divulgação

Guapimirim – Depois de quase meio século, Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, volta a ter uma sala de cinema. O novo espaço foi entregue à população na última segunda-feira (10/4), no bairro Parada Modelo.
Guapimirim chegou a ter salas de cinema entre as décadas de 1950 e 1970, quando ainda era um distrito de Magé, município no qual se emancipou em 1990 após plebiscito. Desde o fechamento desses antigos espaços, que pertenciam à iniciativa privada, os guapimirienses ficaram sem um importante entretenimento cultural, e se quisessem assistir a um filme teriam de ir em outras cidades.
A construção dessa nova sala cinematográfica começou no início de 2022 e faz parte do projeto Cine+, que tem como foco a criação desses espaços em municípios com até 250 mil habitantes. No caso de Guapimirim, são pouco mais de 62 mil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O Cine+ foi criado pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas, Instituto BR e Marco Zero, com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec), com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A produção executiva ficará por conta da Cinco Elementos Produções. O projeto conta com o apoio das prefeituras das cidades contempladas.
A estimativa dos idealizadores é de que o novo espaço multiuso cinematográfico promova mais de 1,4 mil sessões de filmes e receba um público médio de 140 mil pessoas por ano.
Nessa primeira etapa estão sendo contemplados os seguintes municípios fluminenses: Itaocara, Casemiro de Abreu, Paraty e Areal. Este último foi o primeiro a inaugurar a sala de cinema no último dia 6 deste mês.
Outras três cidades serão beneficiadas pelo projeto Cine+: Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia. A previsão da Secec é de que os empreendimentos sejam entregues à população ainda em 2023.
O Cine+ Guapimirim está localizado na Rua Lozita Julião Fernandes nºs 339 / 405, mais precisamente na Praça Agnaldo Pereira, no bairro Parada Modelo.