Esse é um dos cadernos de provas do Enem 2022Divulgação

Guapimirim – O prazo para solicitar isenção de taxa da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina hoje (28/4), mais precisamente às 23h59 do horário de Brasília, independentemente da região e do fuso horário onde o candidato mora.
Até a publicação desta reportagem, não havia nenhuma informação sobre a possibilidade desse prazo ser prorrogado. Esta sexta-feira (28) também é a data limite para os isentos no Enem 2022 que não compareceram em alguma das avaliações.
A divulgação do resultado está prevista para ser divulgada no próximo dia 8 de maio. Quem não conseguiu a gratuidade para o próximo exame terá até o dia 12 do mesmo mês para recorrer. Tudo isso, no portal do Enem.
Vale destacar que a obtenção da gratuidade para o Enem 2023 não significa inscrição automática. Os candidatos isentos deverão se inscrever normalmente entre os dias 5 e 16 de junho deste ano, no mesmo período que os pagantes.
As provas estão agendadas para dois domingos seguidos, nos dias 5 e 12 de novembro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Saiba quais os requisitos para obter a isenção da taxa
* Estar cursando, em 2023, a última série do ensino médio em escola da rede pública.
* Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada, além de possuir renda per capita de até um salário e meio.
* Declarar situação de vulnerabilidade social por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Para saber mais, clique aqui.
Para acessar o portal do Enem e pedir isenção, clique aqui.