Guapimirim é um município cercado por verde e que tem o Dedo de Deus como presente da natureza Secom PMG - Imagem cedida ao DIA - Arquivo

Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, celebrará o mês do meio ambiente com o “Festival da Serra ao Mar”. A extensa programação, com dias intercalados, começa amanhã (3/6) e vai até o próximo dia 17 de junho, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, recolhimento de lixo eletrônico, de óleo de cozinha usado e de pilhas, rodas de conversa, atividades culturais e muito mais. O Dia Mundial do Meio Ambiente é na próxima segunda-feira (5/6).
Haverá rodas de conversa sobre atividades ao ar livre, ecoturismo e o turismo como fonte de renda, uma pré-conferência sobre a importância de se preservar a Baía de Guanabara, oficinas de reciclagem e de educação ambiental, além de cadastramento de cães e gatos para castração por meio do programa Castrapet. Os eventos serão promovidos pela Secretaria Municipal do Ambiente e Sustentabilidade de Guapimirim.
As comemorações incluem shows com a Banda 3Rock, Manta Groove e com Alexandre Barros, Írio Lima e Bruna Santos, além de roda de capoeira com o grupo Abadá Capoeira, ademais de contação de história, venda de comidas típicas e exposição de artesanato.
O acesso às atividades é gratuito e aberto ao público.
Veja a programação completa:
* Dia 3/6 (sábado)
Local: Praça da Emancipação, no Centro
9h – Blitz educativa ambiental com a entrega de mudas e de material informativo.
* Dia 5/6 (segunda-feira)
Local: Núcleo Paraíso do Parque Estadual dos Três Picos (PETP)
9h – Visita dos alunos da rede municipal de ensino à Caravana da Ciência.
Obs.: essa atividade é exclusiva para grupos escolares pré-agendados pelo PETP e faz parte das celebrações de 21 anos desse parque ambiental.
* Dia 7/6 (quarta-feira)
Local: Cotia
13h – Plantio de mudas nativas da região e confecção da cápsula do tempo com alunos da rede municipal de ensino.
* Dia 15/6 (quinta-feira)
Local: Praça do bairro Cotia
A partir das 9h – Atividades diversas: coleta de óleo de cozinha usado, de aparelhos eletrônicos e de pilhas; doação de mudas de plantas nativas da região; cadastro de animais para o “Castrapet”; exposição de artesanato ecológico; jogo de tabuleiro; e barraquinhas com venda de comidas típicas.
10h – Roda de conversa: Natureza como terapia: acessibilidade, inclusão e atividades ao ar livre.
11h – Psicomotricidade.
11h30 – Arteterapia.
14h – Roda de conversa: Natureza e desenvolvimento: turismo ecológico e rural como vetor de renda, emprego e preservação ambiental.
15h – TecnoArte – Projeto ZIP Flor.
16h – Oficina de educação ambiental com Mandalas de Linha.
17h – Negócios do montanhismo – Formação profissional, produção de conteúdo e gestão de negócios.
18h30 – Show com a Banda 3Rock.
* Dia 16/6 (sexta-feira)
Local: Praça do bairro Cotia
A partir das 10h - Atividades diversas: coleta de óleo de cozinha usado, de aparelhos eletrônicos e de pilhas; doação de mudas de plantas nativas da região; cadastro de animais para o “Castrapet”; exposição de artesanato ecológico; jogo de tabuleiro; e barraquinhas com venda de comidas típicas.
10h – Sema Convida: PEA Rendas, Coletivo das Flores, Associação Cultural Onda Verde, Associação Cultural Nascente Pequena, Projeto Ambiente Jovem, Projeto TecnoArte e Projeto Uçá.
14h – Roda de conversa: Abadá Capoeira.
15h – Oficina de reciclagem.
16h – Contação de história.
17h – Montanhas de Guapimirim – Unidades de conservação, pesquisa e promoção e posicionamento e pertencimento.
18h30 – Show com a Banda Mantra Groove.
* Dia 17/6 (sábado)
Local: Praça do bairro Cotia
A partir das 8h – Atividades diversas: Atividades diversas: coleta de óleo de cozinha usado, de aparelhos eletrônicos e de pilhas; doação de mudas de plantas nativas da região; cadastro de animais para o “Castrapet”; exposição de artesanato ecológico; jogo de tabuleiro; e barraquinhas com venda de comidas típicas.
Pré-conferência “Baía de Guanabara, conhecer e preservar”.
8h – Credenciamento.
9h30 – Mesa 1: Guapimirim, município costeiro: Baía de Guanabara e Manguezal Fluminense.
10h30 – Mesa 2: Viver na Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.
12h – Dúvidas e contribuições.
13h – Intervalo para piquenique ambiental compartilhado.
15h – Mesa 3: O futuro do turismo na Baía de Guanabara.
16h – Grupos de trabalho, leitura das diretrizes e encerramento.
17h – Novas vias de escaladas – Unidades municipais de conservação ambiental, novas possibilidades de vias e perspectivas.
18h -Show com Alexandre Barros, Írio Lima, Bruna Santos e convidados.