Cada pessoa pode doar até 450ml de sangue; uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidasAhmadArdity - Pixabay - Creative Commons
Junho Vermelho: Em Guapimirim, população é incentivada a doar sangue
Uma van é disponibilizada gratuitamente aos doares para levá-los ao Hemonúcleo
Guapimirim – Doar sangue é um ato de amor à vida, é uma clara demonstração de solidariedade na qual é válida a premissa de “fazer o bem sem olhar a quem”. Em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a população está sendo incentivada a participar dessa iniciativa. Uma van é disponibilizada gratuitamente aos doadores às quartas-feiras, às 8h, no pátio da antiga sede da prefeitura com destino ao Hemonúcleo na cidade vizinha de Teresópolis, na Região Serrana.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em campanha pelo Junho Vermelho – mês de incentivo à doação de sangue – e em cumprimento à Lei Municipal nº 1.438/2022, que trata do tema.
Uma pessoa adulta pode doar entre 420ml a 450ml de sangue, o equivalente a uma bolsa de sangue, além de 25ml a 30ml para exames laboratoriais. Um único doador é capaz de salvar até quatro vidas, a depender da demanda dos pacientes que estão sendo socorridos.
Para participar do Junho Vermelho, é preciso agendar pelo telefone (21) 96617-2815 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O agendamento é para que se calcule o número de lugares no transporte que levará os doadores ida e volta.
A referida secretaria fica na antiga sede da Prefeitura de Guapimirim, na Avenida Dedo de Deus nº 820, no Centro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.