Policial militar conduz acusado até a 67ª DP, em GuapimirimDivulgação

Guapimirim – Um homem foragido do sistema prisional foi capturado no bairro Vila Sapê, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (15/6). A prisão de Nicolas Leone Mazzucchelli, de 24 anos, foi efetuada por policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM) e civis da 67ª DP (Guapimirim). Contra o réu havia um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da Comarca de Guapimirim pelos crimes de tráfico de drogas e associação para fins de tráfico de drogas.
Os crimes ocorreram em 2017, quando o réu tinha 18 anos. Na época, ele foi sentenciado a 5 anos de cadeia. Em dezembro de 2018, às vésperas do ano novo, já com 20 anos de idade, Nicolas Leone foi beneficiado por condicional, porém não retornou ao sistema prisional.
Em abril de 2019, o criminoso voltou a ser preso. Durante os quase quatro meses que esteve foragido, Nicolas Leone praticou um roubo, e por este delito foi condenado a mais sete anos e nove meses de reclusão.
Em maio de 2022, o detento foi novamente beneficiado por outra condicional e de novo não voltou para a prisão para cumprir o restante da pena. Desde então, voltou a traficar entorpecentes em Guapimirim.
Ficha criminal
No último dia 31 de dezembro, véspera de ano novo, Nicolas Leone teria disparado tiros contra policiais militares do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Guapimirim para evitar ser capturado em flagrante por venda de drogas. Durante a fuga no bairro Parada Modelo, ele deixou cair um caderno com diversas anotações referentes à contabilidade da boca de fumo em que atuava.
Naquela ocasião, um comparsa de Nicolas Leone foi capturado e com ele apreendidos 90 invólucros de cocaína e 35 invólucros de maconha. Contra esse outro réu havia cinco condenações por roubo e três mandados de prisão pendentes de cumprimento.
Em janeiro de 2023, a Vara Criminal da Comarca de Guapimirim expediu nova ordem de captura tanto pelos episódios ocorridos no ano passado.
Quando menor de idade, Nicolas Leon foi apreendido várias vezes por porte de drogas para o consumo próprio e por atos análogos a tráfico de drogas, associação para tráfico de drogas e de tentativa de roubo. As apreensões aconteceram nos anos de 2013, 2014 e 2016.
A ficha criminal do réu reforça o quanto o sistema é falho e que ele é um caso perdido. Beneficiado por condicionais, já se evadiu do sistema prisional por pelo menos duas vezes e o fará uma terceira, quarta, sempre que tiver uma oportunidade ou uma brecha legal para isso. E em todas as vezes que não retornou à prisão, voltou a praticar delitos. É um círculo vicioso.