Guapimirim – O município de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, terá um mutirão de ações sociais destinado a pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista (TEA). O TEAcolher acontecerá das 9h às 17h do próximo sábado (15/7), na Praça Aguinaldo Pereira, no bairro Parada Modelo.
Na ação social, será possível emitir carteira de identidade diferenciada, vale social, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), cartão de estacionamento para pessoa com deficiência (PcD), atendimento jurídico, roda de conversa sobre o uso medicinal do canabidiol, além do projeto de cinoterapia da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e recreação para as crianças.
O CadÚnico é o banco de dados do governo federal para programas sociais como o Bolsa Família, entre outros.
O projeto de cinoterapia é uma terapia com o uso de cães treinados com foco em pessoas autistas.
O evento é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Prefeitura de Guapimirim, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Associação Brasileira de Acesso a Cannabis Medicinal do Rio de Janeiro (AbraRio) e ONG Conectar.
Veja a documentação necessária para requerer os benefícios:
* Carteira da pessoa com deficiência * Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) – para brasileiros solteiros. * Certidão de casamento (original ou cópia autenticada) – para brasileiros casados. * Laudo médico que indique a(s) deficiência(s) com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID) – o lado ficará retido.
* Vale Social * Certidão de nascimento ou carteira de identidade (cópia). * CPF (cópia). * Comprovante de residência (cópia) – no caso de o comprovante estar em nome de outra pessoa, será preciso apresentar cópia da carteira de identidade do titular da conta. * Declaração de tratamento para doente crônico. * Acuidade visual para o deficiente visual. * Uma foto 3x4 original e recente.
* CadÚnico * Carteira de identidade ou certidão civil (nascimento ou casamento). * Comprovante de residência. * Declaração escolar – no caso de crianças e adolescentes numa residência. Obs.: Será necessário apresentar a documentação dos todos os moradores da residência de onde se solicita o CadÚnico.
* Cartão de estacionamento PcD * Carteira de identidade. * Comprovante de residência. * Laudo médico contendo o Código Internacional de Doença (CID).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.