Momento em que o criminoso chega a 67ª DP, em GuapimirimFoto: Divulgação

Guapimirim – Um traficante de drogas, identificado pelas iniciais J. L. S. O., de 26 anos, foi capturado no bairro Iconha, em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (28/7). A captura foi feita por policiais civis da 67ª DP (Guapimirim). O criminoso estava foragido do sistema prisional desde agosto do ano passado, quando obteve o benefício da visita periódica ao lar (VPL).
No dia 18 de novembro de 2016, J. L. S. O., junto a um comparsa, teria invadido a casa de L. H. S. P., na época com 25 anos, em Guapimirim, no intuito de matá-lo, porque este era usuário de drogas e devia dinheiro ao narcotráfico, de acordo com as investigações. A vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo e perdeu parte do intestino, mas sobreviveu.
Naquela ocasião, o pai da vítima, um senhor de 52 anos, chegava na residência, tendo sido atingido com um tiro no rosto e o pescoço cortado com um canivete. Ele também sobreviveu.
Em 3 de janeiro de 2017, menos de dois meses após as tentativas de homicídio, J. L. S. O. foi preso e condenado a 14 anos e 4 meses de prisão.
Em 20 de agosto de 2022, cinco anos depois de ter sido preso, o réu foi beneficiado pela VPL, não retornou à cadeia e desde então era considerado foragido.
A visita periódica ao lar é um benefício concedido pela Vara de Execução Penal (VEP) destinada ao detento do regime semiaberto e que tenha cumprido um sexto da pena, se for réu primário, ou um quarto da pena, se for reincidente. O prisioneiro tem a permissão de visitar os familiares em datas festivas e/ou estabelecidas pelo Poder Judiciário, como forma de garantir a reinserção ao convívio social.