Momento em que Mateus Santos é preso em GuapimirimFoto: Divulgação

Guapimirim – Um homem de 19 anos, identificado como Mateus de Oliveira Santos, foi preso na tarde desta sexta-feira (22), em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por crimes contra duas ex-companheiras. A captura foi feita por policiais civis da 67ª DP (Guapimirim) em cumprimento de mandado de prisão expedido pelo Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Guapimirim.
Segundo as investigações, no passado dia 10 de junho, Mateus Santos deu um soco na boca de P., uma ex-companheira de 18 anos, e ameaçou quebrar as pernas dela e atear fogo com ela ainda viva. A vítima teve cortes nos lábios e denunciou o ocorrido na delegacia.
No dia 22 de julho deste ano, Mateus Santos foi ao local de trabalho de outra ex-companheira, M., de 25 anos, e com uma arma de fogo a forçou a sair de lá e seguir até a residência dele. Com a chegada de policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (34º BPM), o criminoso fugiu com a vítima por um extenso matagal no fundo de casa.
Dias após sequestrar M., em 3 de agosto, Mateus Santos voltou a procurá-la e ameaçou matá-la se ela não aceitasse reatar o relacionamento ou se ele soubesse que ela tinha outro companheiro.
Já no último dia 9 de setembro, Mateus Santos telefonou para P. e disse que a mataria por tê-lo denunciado por lesão corporal. A vítima foi agredida em junho, conforme mencionado nesta reportagem.
Mandados de prisão foram expedidos contra o réu no último dia 15 de setembro, mas foi preciso monitorá-lo, por meio do Setor de Inteligência da 67ª DP (Guapimirim), tendo em vista que ele integra o narcotráfico no bairro Parada Ideal. No momento da captura, ele estava em casa dormindo.
Mateus Santos foi preso pelos delitos de: sequestro e de cárcere privado, previsto no Artigo 148 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940); lesão corporal, estabelecido pelo Artigo 129 da mesma legislação; ameaça, conforme Artigo 147 da referida lei; e descumprimento de medidas protetivas, segundo Artigo 24-A da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
O nome das vítimas será preservado. A identificação de uma letra foi apenas para facilitar a compreensão dos leitores.
Ficha criminal
De “Santos” só o nome. A ficha criminal de Mateus Santos mostra que ele é do mal e que começou cedo no submundo do crime. Seu histórico fala por si só, sobre o quanto é perigoso e violento. Um risco para a sociedade. Ainda quando adolescente, foi apreendido cinco vezes por atos análogos ao tráfico de drogas, sendo duas vezes em 2019 e outras três vezes em 2020. Em todas as ocasiões, ele foi levado para o Centro de Atendimento Intensivo (CAI Baixada), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Em 2021, durante sua passagem nessa unidade de internação por atos infracionais, Mateus Santos agrediu colegas de cela, provocou duas rebeliões – uma com queima de colchões e outra com quebra-quebra generalizado – e uma fuga do CAI Baixada.
O triste de tudo isso é que os delitos – considerados infrações – cometidos durante a adolescência não entram para sua ficha criminal, por serem considerados atos análogos em razão da idade na época.
Em 2 de abril de 2022, já maior de idade, Mateus Santos foi preso por tráfico de drogas. Foi posto em liberdade em maio de 2023, um ano depois.