Moradores de Guapimirim acompanham a tromba d'água que passava pelo Rio Soberbo, em 2021Foto: Divulgação

Guapimirim – O próximo domingo (24) pode ser de chuva à noite em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de acordo com o Climatempo. A temperatura máxima prevista é de 38º C.
Por conta da possibilidade de chuva nos próximos dias devido ao forte calor, banhistas precisam ficar atentos ao risco de cabeça d’água nas cachoeiras. O fenômeno acontece devido ao aumento momentâneo do nível da água nos rios.
Em janeiro deste ano, dois adolescentes foram resgatados por agentes da Defesa Civil Municipal, no Rio Soberbo, em Guapimirim, por ocasião de uma tromba d’água. Durante o período de enxurradas, a recomendação é não entrar na água.
No sábado (23), não há previsão de chuva. A máxima prevista para a referida cidade é de 35º C, segundo os meteorologistas.
Grande parte do estado do Rio de Janeiro, e isso inclui Guapimirim, está numa área de alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, cuja máxima prevista para hoje (20) é de 34º C. Os demais alertas são amarelo, para menos quente, e vermelho, para mais quente.
As altas temperaturas se devem a uma forte massa de calor que cobre o país, tendo como dos responsáveis o efeito El Niño 2023, o mesmo fenômeno que tem provocado calor insuportável na Austrália e as inundações no Rio Grande do Sul, por exemplo.
De acordo com a Metsul Meteorologia, o calor intenso – próximo ou acima dos 40º C – poderá ser registrado nas seguintes unidades da federação: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
As altas temperaturas chegam nos últimos dias de inverno no hemisfério sul e às vésperas da primavera, que começa no próximo sábado (23).