Estação de trem de GuapimirimFoto: Divulgação - Arquivo

Guapimirim – A “novela” da SuperVia ganha novo capítulo. A circulação de trem na extensão Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é novamente interrompida. O anúncio foi feito pela concessionária nas redes sociais às 5h27 desta quinta-feira (21), e o motivo seria “em função de uma ocorrência técnica com a locomotiva”.
A empresa não informou a previsão de retorno do serviço na referida extensão. Os usuários que dependem do trem para ir a Duque de Caxias ou ao Rio, por exemplo, deverão optar por ônibus ou van.
Vale destacar que é a terceira vez, no intervalo de um mês, que as operações em Guapimirim são suspensas pelo mesmo motivo: problema com algum dos vagões. No dia 21 de agosto deste ano, passageiros de Guapimirim e de Magé foram prejudicados com a paralisação do serviço. O problema só foi resolvido após mais de oito horas. No último dia 2 de setembro, a situação se repetiu e só foi solucionada cinco dias depois, no dia 7 de setembro.
É preciso deixar claro que o problema de hoje não tem nada a ver com a interrupção programada para o próximo domingo (24) e que ocorre uma vez por mês. De acordo com a empresa, serão feitas manutenções preventivas nas vias férrea e aérea nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, em Magé, e no trecho entre Gramacho e Saracuruna, ambas estações localizadas em Duque de Caxias.
A verdade é que as mencionadas extensões têm pouca importância para a SuperVia, ainda mais pelo fato de não haver cobrança de passagem nas estações guapimirienses e mageenses. Se a empresa tivesse, de fato, interesse de melhorar o serviço, aproveitaria a suspensão da operação para adiantar a tal manutenção agendada em vez de esperar até domingo (24) para isso.
Na segunda vez que o serviço foi interrompido, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) se manifestou acerca do assunto e disse que estaria apurando. Inclusive, fiscais fizeram vistorias na locomotiva. No entanto, não se sabe quais providências foram tomadas após isso.
Circulação na extensão Vila Inhomirim
A circulação de trem na extensão Vila Inhomirim foi normalizada na manhã desta quinta-feira (21). O serviço estava suspenso desde o último dia 13 de setembro, também por problema com a locomotiva que opera no trecho.
No último dia 2 de setembro, o serviço operou com horários irregulares na citada extensão.