Estudantes da rede municipal de ensino de Guapimirim exibem os quadros que pintaram durante oficina de aquarelaFoto: Secom PMG - Redes Sociais
Universo das aves é explorado em exposição e expedição em Guapimirim
Estudantes da rede pública de ensino participam de oficina de pintura de pássaros
Guapimirim – O universo das aves é explorado em exposição e expedição em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Até o próximo domingo (15), acontece a mostra fotográfica ‘Nas asas da liberdade’, na praça do bairro Cotia. A entrada é gratuita.
O evento é promovido numa parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e os irmãos Daniel Mello e Gabriel Mello – ambos observadores de aves –, que apresentam 14 fotografias de seu acervo. A dupla atua nesse segmento desde 2007 na região da Serra dos Órgãos.
Entre os dias 6 e 8 de outubro deste ano, amantes da natureza puderam participar da primeira edição do ‘Passarinhar’, uma expedição que levou os visitantes à observação de pássaros em locais como: Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Monumento Nacional da Concórdia, entre outros. Os irmãos Mello foram os guias desse passeio ecoturístico, que também foi realizado em parceria com a Prefeitura de Guapimirim.
Os participantes das expedições foram divididos em grupos, e num destes estava a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha (PMB-RJ). A edição 2023 do ‘Passarinhar’ teve como símbolo o tietê-de-coroa (Calyptura cristata), ave raríssima que foi avistada pela última vez na serra de Guapimirim há mais de 26 anos, de acordo com os organizadores das atividades.
“As passarinhadas foram momentos de puro encanto, onde todos os grupos puderam apreciar a diversidade das aves de Guapimirim (registra 450 espécies catalogadas). Isto se dá por conta da nossa geografia peculiar, que vai das montanhas do Complexo Dedo de Deus até as águas do manguezal fluminense, no fundo da Baía de Guanabara. A cidade tem mais de 70% de seu território em área de proteção ambiental”, disse o secretário Municipal de Turismo, Mário Seixas.
Durante o “Passarinhar”, também aconteceu uma oficina de aquarela intitulada ‘Aves de Guapimirim’, com a participação de alunos da rede municipal de ensino e comandada pela artista plástica Argina Seixas. Além da prefeita Marina Rocha (PMB-RJ), o evento foi contou com a presença do vice-prefeito Natalício da Farmácia e do secretário Municipal de Turismo, Mário Seixas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.