Yuri LeandroFoto: Divulgação

Guapimirim – Foi preso em Nova Odessa, no interior de São Paulo, o traficante de drogas Yuri Leandro da Silva e Silva – vulgo “Madruga –, que atua no bairro Vila Olímpia, em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A captura foi realizada em ação conjunta entre policiais civis da 67ª DP (Guapimirim) e de Nova Odessa, na última sexta-feira (6), em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal da Comarca de Guapimirim. O DIA noticia em primeira mão o caso.
Nova Odessa está localizada na Região Metropolitana de Campinas, a 119 km da capital paulistana, e a 550 de Guapimirim.
Na prisão preventiva, não há data limite para soltura. O réu permanece preso pelo período que a Justiça achar necessário, quando há risco de fugir e/ou de atrapalhar as investigações ou até mesmo por motivo de ordem pública. Yuri Leandro estava.
Além do crime de narcotráfico, Yuri Leandro é considerado suspeito de vários homicídios de antigos moradores guapimirienses, entre eles o de Zezito Alves Ribeiro, de 60 anos, alvejado a tiros em novembro de 2022, conforme noticiado pelo DIA. Segundo as investigações, o assassinato dessas pessoas seria um modus operandi para implantar o terror e a “lei do silêncio”.
No caso da morte de Zezito Alves Ribeiro, por exemplo, a principal linha de investigação é de que tenha sido morto por vingança. O filho da vítima, Daniel Souza Ribeiro, teria furtado o smartphone da madrasta e trocado por drogas numa boca de fumo em Guapimirim. Depois disso, fugiu para o Nordeste. De lá, Daniel Ribeiro ficou enviando fotos de armas para os marginais por meio de um aplicativo de mensagens e ameaçava voltar para matá-los. Ao descobrirem a origem do celular, os criminosos foram até a residência do cliente, mas não o encontraram e, então, se vingaram no idoso.
Yuri Leandro foi preso com base no artigo 35 da lei 11.343/2006, que trata do delito de associação para fins de tráfico de drogas. Sua captura só foi possível graças aos trabalhos do Setor de Inteligência da 67ª DP (Guapimirim).