Estação de trem de Saracuruna, em Duque de CaxiasFoto: Divulgação - Arquivo

Guapimirim – Usuários de trem das extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, esta última em Magé, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, precisam ficar atentos: o serviço está suspenso entre as estações de Saracuruna e de Gramacho, ambas em Duque de Caxias, devido ao furto de cabos. O anúncio foi feito pela SuperVia nas redes sociais às 11h03 desta quarta-feira (25).
A circulação ocorre em intervalos programados entre Gramacho e Central do Brasil, no Centro do Rio, e em horários programados nas extensões Guapimirim e Vila Inhomirim.
Às 4h50 desta quarta-feira (25), a concessionária havia divulgado sobre a tentativa de furto de cabos e que, por conta disso, a operação no trecho entre Saracuruna e Gramacho estaria suspensa.
Às 6h, a informação tinha sido atualizada e a circulação estaria “normalizada”, ainda segundo a SuperVia.
Vale destacar que na última segunda-feira (23), a empresa havia divulgado sobre furto de cabos na estação Campos Elíseos, que faz parte do trecho entre Saracuruna e Gramacho.
Furtos de cabo se tornaram problemas recorrentes na rede ferroviária fluminense e para a segurança pública. Além dos prejuízos financeiros para a concessionária, os passageiros são constantemente afetados, por esperar a normalização das operações e/ou mudando de condução. Com isso, enfrentando engarrafamentos e chegando atrasados ao trabalho.