Prefeita Marina Rocha em uma das novas unidades criadas em GuapimirimDivulgação / PMG
Para atingir esse resultado, a Secretaria Municipal de Educação promoveu um amplo diagnóstico da demanda, reestruturou unidades existentes, ampliou salas de aula e contratou novos profissionais. Um dos marcos dessa reestruturação foi a retomada de uma obra no bairro da Iconha, que estava parada há mais de 10 anos e hoje abriga mais de 250 crianças.
“Só alcançamos esse objetivo porque iniciamos um trabalho imediato desde o começo do primeiro mandato, em 2021. Naquele ano, estivemos em Brasília com a prefeita Marina e o deputado Júlio Rocha para destravar a obra da Iconha. Superamos a burocracia, conseguimos a autorização e conseguimos entregar uma unidade fundamental para a região. Com isso, readequamos o orçamento e redirecionamos recursos para outras áreas da cidade”, explicou o secretário municipal de Educação, Ricardo Almeida.
A gestão destaca que, além de ampliar o acesso, todas as unidades seguem padrões de qualidade, oferecendo estrutura pedagógica adequada, segurança e alimentação escolar balanceada. O investimento também tem impacto direto na economia local, permitindo que pais e responsáveis tenham mais autonomia para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, com a tranquilidade de saber que seus filhos estão bem assistidos.
Até o fim do ano letivo, novas etapas de expansão da rede municipal de educação estão previstas, acompanhando o crescimento populacional de Guapimirim e reafirmando o compromisso da atual gestão com a primeira infância.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.