Parque Guinle abriga diversos animais que vivem na águaMarcos Porto / Agência O Dia

Rio – O Parque Guinle, em Laranjeiras, na Zona Sul, que abriga diversos animais, ficou sem água por mais de 20 horas, após o fornecimento ter sido interrompido pela Águas do Rio nessa sexta-feira (10). De acordo com a concessionária, o desligamento do hidrômetro foi realizado a pedido do titular da conta. 
O Presidente da Comissão de Saúde Animal, vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), visitou o local, que pertence ao município, junto com a adotante do parque, Claudia Lustosa, e alguns frequentadores nesta manhã. O grupo constatou a diminuição do nível da água e o assoreamento do lago, além de banheiros fechados pela falta d’água.
"Aqui vivem muitas aves e peixes que dependem da água do parque. Queremos que a água seja restabelecida o mais rápido possível, senão todos os animais que vivem aqui correm sério risco de morrer”, explicou o parlamentar.
O político ainda encaminhou a denúncia à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), a Fundação Parque e Jardins, a Secretaria de Conservação e a Subprefeitura da Zona Sul para pedir explicações sobre o corte do fornecimento de água.
Em nota a Fudação Parques e Jardins disse que o corte foi causado por uma série de mal entendidos e que o fornecimento de água foi reestabelecido por volta de 13h desse sábado (11). A pasta ainda informou que vai se reunir na segunda-feira (13) com a adotante da praça, Cláudia Lustosa, para discutir a solução do problema. 
Procuradas pelo DIA, as outras pastas ainda não se pronunciaram sobre o problema. O espaço está aberto para manifestação.