No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar aos 40°C neste domingo (12), de acordo com o Centro de Operações Rio (COR)Marcos Porto / Agência O Dia

Rio - Apesar da previsão de instabilidade para os próximos dias, cariocas aproveitaram este sábado (11) ensolarado para curtir as praias da Zona Sul. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), os termômetros podem chegar aos 40°C neste domingo (12) e a temperatura pode ser considerada a mais quente do ano.
Neste sábado, o tempo ficará estável na cidade, com céu ensolarado e não há previsão de chuva. Os ventos podem atingir 51,9 km/h e as temperaturas ficarão entre 19°C e 38°C. De acordo com o COR, às 9h, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, ultrapassou os 44°C.
DIA flagrou praias lotadas e diversas pessoas aproveitando para passear pela orla de Ipanema, na Zona Sul.
No domingo, haverá redução de nebulosidade sobre a cidade e não há previsão de chuva. Os termômetros podem chegar a 40°C e o dia pode ser tornar o mais quente do ano. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 21% e 30% no período da tarde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 30% e 60% - abaixo disso os riscos de doenças respiratórias podem aumentar. Em razão da umidade entre 21% e 30% deste domingo, a OMS recomenda a intensificação na hidratação e o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras e leite.
Já entre segunda (13) e quarta-feira (15), áreas de instabilidade potencializadas pelo calor influenciarão o tempo no Rio. De acordo com o COR, há previsão de pancadas rápidas de chuva durante a tarde e a noite destes dias. O volume da chuva, inclusive, pode passar de 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade.
Sobre estes volumes, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.