Rio - O Sistema Alerta Rio registrou, na tarde desta terça-feira (12), índice de 25,4% da umidade relativa do ar na estação Barra-Riocentro, na Zona Oeste, e de 27% em Irajá, na Zona Norte. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar considerada ideal fica entre 30% e 60%. Abaixo disso indica uma situação de alerta por trazer riscos de aumentar a incidência de doenças respiratórias.
Como o ar seco faz com que o corpo necessite de mais hidratação, a OMS aponta uma série de recomendações. A população deve evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, já que o gasto de energia é maior. Além disso, é recomendada a ingestão constante de água e o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras e leite. Arroz e feijão também são bons alimentos por conter mais água em sua composição.
Para esta quarta-feira (13), a previsão é de que o tempo permaneça estável, com céu aberto e sem previsão de chuva. As temperaturas seguirão elevado e a umidade do ar deve ficar abaixo de 30% no período da tarde.
Recomendações para baixa umidade
- Beba água
- Use soro no nariz e nos olhos para evitar ressecamento
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.