Biblioteca Municipal de ItaboraíFoto: Divulgação

Itaboraí - Instrumento de interação social e cultural, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, no Centro, vem incentivando o hábito a leitura e a cultura no município com a implantação de projetos que visam oferecer de forma gratuita o acesso à livros didáticos, romances, poesias, auto ajuda, música e filmes. O espaço é administrado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A biblioteca municipal conta com quatro projetos em vigência de apoio e incentivo à cultura e leitura na cidade. Os projetos "Pegue e Leve" e "Leitura para todos" visam o aumento do acesso aos livros de forma gratuita, além do "Música na Biblioteca" e o "Bibliocine", que têm o objetivo de valorizar artistas locais e aumentar o acesso a obras cinematográficas para alunos da rede municipal de ensino.
Entre os principais projetos está o "Pegue e Leve", que consiste na doação de livros para a população. Dentre os exemplares disponibilizados, estão livros didáticos, romances, poesias, autoajuda e outros. Os interessados em adquirir os livros não precisam se cadastrar, apenas retirá-los na biblioteca. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressalta a importância do espaço para os moradores do município.
"A Biblioteca Municipal tem uma importância muito grande para os moradores de Itaboraí, já que possui projetos de incentivo à leitura e valoriza a cultura local com apresentações de artistas da nossa cidade e lançamentos de livros. É sempre importante ressaltar que o espaço está de portas abertas para a população", disse o secretário.
Outro projeto é o "Bibliocine", que consiste na destinação de uma área dentro da biblioteca para a exibição de obras cinematográficas, em parceria com as escolas da rede municipal de ensino, trazendo uma turma de alunos para ocupar o espaço da Biblioteca e debater sobre a obra apresentada. O projeto "Música na Biblioteca" consiste na promoção e estímulo dos talentos artísticos do município, através da geração de oportunidades para os músicos locais durante datas comemorativas da Biblioteca.
No último domingo (12/03), foi celebrado o Dia do Bibliotecário. Maurício Guimarães, que está responsável pelo acervo dos livros desde outubro do ano passado, completa afirmando que os projetos vigentes no espaço possuem o objetivo de valorizar a cultura da cidade e incentivar a leitura.
"Esses projetos são importantes para dar um novo significado no papel da Biblioteca Municipal para a sociedade. É importante que a Biblioteca esteja presente na vida do cidadão como uma ferramenta viva no que diz respeito a formação para cidadania, a educação continuada e no interesse à cultura de maneira geral. Para isso, é importante que essa programação cultural, social e educacional esteja ativa, diversificada e continuada, transformando cada vez mais os cidadãos de Itaboraí em um público fiel para a Biblioteca", afirmou o bibliotecário.
A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 39, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.