Itaboraí - A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está com vagas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para o ano letivo de 2023. As vagas são destinadas aos jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que querem dar continuidade aos estudos ou que não tiveram acesso na idade regular do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
A pré-matrícula deve ser realizada pelo endereço eletrônico: matricula.itaborai.rj.gov.br e a efetivação da matrícula na unidade que o aluno foi alocado. Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 16 unidades escolares que atendem a modalidade EJA, sendo 11 escolas com aulas no turno da noite; três escolas com aulas no turno diurno e noturno; e duas escolas no turno diurno. E conta com aproximadamente 1.300 alunos com matrículas efetivadas.
Vale ressaltar que a matrícula na EJA pode ser realizada a qualquer momento. Segundo a coordenadora da EJA, Raquel Santos, a matriz curricular desta modalidade de ensino é estabelecida por blocos de aprendizagem, no ensino fundamental I e II. Os blocos de aprendizagem objetivam estabelecer o processo de ensino de maneira que os conteúdos sejam aprendidos através de uma relação dialética e interdisciplinar, tendo em consideração o perfil e as singularidades do público-alvo (jovens e adultos).
"A EJA é uma modalidade de ensino com características próprias, pois atende a indivíduos, nos quais, em sua maioria tiveram uma vida de muitas privações econômicas e sociais, e agora estão em busca de recuperar ao menos uma parte do tempo em que não foi possível estudar. A oferta da EJA é direito desses indivíduos", disse Raquel.
Após a pré-matrícula, a SEMED realiza a alocação do aluno na unidade escolar e automaticamente é enviado uma mensagem via WhatsApp, contendo os documentos necessários para a efetivação da matrícula, que deverá ser feita na escola que foi alocado. São eles, original e cópia: protocolo de transferência, certidão de nascimento do aluno, cartão de vacinação, número do CPF do aluno e do responsável (caso seja menor de idade), cartão do SUS, duas fotos 3X4, tipo sanguíneo e fator RH, identidade do responsável (caso seja menor de idade), comprovante de residência atualizado, cartão do Bolsa Família (caso tenha) e número do NIS (caso tenha).
Confira a lista das escolas com EJA:
E.M. Antônio Alves Vianna, em Apolo III (diurno e noturno) E.M. Antônio Carlos da Silva, em Morada do Sol (noturno) E.M. Antônio Joaquim, no centro de Manilha (noturno) E.M. Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras (noturno) E.M. Genésio da Costa Cotrim, em Reta Nova (noturno) E.M. Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba (noturno) E.Mz. Padre Hugo Montedônio Rego, em Vale do Sol (noturno) E.Mz. João de Magalhães, em Visconde (noturno) E.M. Promotor Luiz Carlos Caffaro, em Ampliação(noturno) E.M. Maria Ana Moreira, em Rio Várzea (diurno e noturno) E.M. Professora Marly Cid de Almeida de Abreu, em Nancilândia (noturno) E.M. Odilon Bernardes, em Marambaia (noturno) E.M. Roberta Maria Sodré (EJA diurna), em Apolo II(diurno) E.Mz. 11 de Junho, em Venda das Pedras (noturno) E.M. Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi (diurno e noturno) CREMII (EJA diurno para adultos e idosos a partir dos 50 anos), no Centro
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.