Bairro Joaquim de Oliveira recebe mutirão em ItaboraíFoto: Divulgação
Joaquim de Oliveira recebe Mutirão de Serviços da Prefeitura de Itaboraí
Equipes de Serviços Públicos, Saúde, Obras e Desenvolvimento Social vão atuar durante a semana na localidade
Itaboraí - O bairro Joaquim de Oliveira recebeu o tradicional mutirão de serviços da Prefeitura de Itaboraí, nesta segunda-feira (06/03). A ação contou com os trabalhos das secretarias municipais de Serviços Públicos, Saúde, Obras e Desenvolvimento Social, que irão levar atendimentos aos moradores durante toda a semana.
Liderada pelo prefeito, Marcelo Delaroli, a ação teve início pela manhã, no galpão das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Obras, em Venda das Pedras, de onde saíram quase 60 maquinários de grande porte, como patrol, retroescavadeira, caminhão pipa, escavadeira hidráulica, caminhão caçamba, vacol e outro.
Dentre os serviços prestados: patrolamento, saneamento com troca de manilhas, roçada, poda de árvores, varrição, troca de lâmpadas, pintura de meio-fio, retirada de entulhos, serviço de vacol, colocação de quebra-molas e outros.
Com a 'mão na massa', o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, ao lado do deputado estadual Guilherme Delaroli, relembrou o início da gestão, sendo o mutirão nos bairros o primeiro ato de união e trabalho dos servidores e voluntários, em prol da população. O mutirão começou pela Rua Vasco Pinto, antiga Rua 26.
"Estamos começando a segunda-feira da melhor forma, da forma que a gente gosta, que é trabalhando. No nosso primeiro ano de governo, iniciamos com os mutirões e foi uma coisa que deu muito certo. Sabemos que o nosso município tem muita coisa para melhorar e graças a Deus tem melhorado. A gente não vai descansar enquanto a transformação não chegar em cada cantinho. Esse mutirão não é só de infraestrutura, mas também com serviços de Saúde e Desenvolvimento Social, para mostrar que a união faz a diferença", disse Marcelo Delaroli.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Diogo Cabral, ressaltou que este é o primeiro bairro a receber o mutirão durante esta semana, e que outros bairros serão contemplados posteriormente.
"Nosso intuito com essa ação é melhorar a infraestrutura do bairro e manter esse trabalho durante os próximos meses. Assim, oferecendo mais qualidade de vida aos moradores da localidade", ressaltou o secretário Diogo Cabral.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) iniciou a ação com melhorias na infraestrutura da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Aparecida da Silva Pereira, que recebeu ainda palestras com gestantes sobre amamentação e cuidados com o bebê; atendimento em Saúde Bucal, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição da pressão arterial e da glicemia.
Agentes de endemias realizaram panfletagem, visita domiciliar, carro fumacê na localidade e coleta de larvas imaturas com encaminhamento ao laboratório de entomologia. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, levou seu gabinete para a USF de Joaquim de Oliveira, despachando na localidade para melhor atender o usuário.
"Hoje o gabinete da Saúde é aqui. O prefeito nos solicitou para participar deste mutirão e prontamente atendemos, reunimos toda nossa equipe e estamos realizando reforma em toda unidade, não só por dentro, mas no entorno também. Além de diversos serviços especiais, como corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, palestra de Saúde feminina e masculina, apoio às gestantes e outros. Estaremos aqui durante toda semana, então se você é morador do bairro Joaquim de Oliveira, vem para cá que a gente quer cuidar de você", comentou Hédio Maratuna.
Um ônibus da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ficará estacionado na Rua Vasco Pinto (antiga Rua 26), com o projeto CRAS Itinerante. Serão oferecidos os serviços de cadastro, recadastro e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), principal porta de entrada para programas sociais e o Vale Social.
Surpresa com a ação, a moradora Verônica Pereira, de 40 anos, elogiou a iniciativa. "Ouvi a movimentação e vim no portão para saber o que estava acontecendo. Achei ótimo essa iniciativa da Prefeitura, moro aqui há 37 anos e nunca tinha visto isso acontecer", disse Verônica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.