Casa de Cultura de ItaboraíFoto: Divulgação
Março com lançamento de livros, nova exposição, palestras e atividades educativas na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Abrindo a programação de atividades durante o mês de março, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres deu início as aulas de teatro
Itaboraí - Programação recheada de cultura e valorização dos artistas de Itaboraí. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, está com a agenda cheia com início das aulas de teatro, exposição de artistas locais, capacitação de funcionários e palestras de conscientização durante o mês de março. O espaço é gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio de um termo de cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Abrindo a programação de atividades durante o mês de março, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres deu início as aulas de teatro, na última terça-feira (07/03). As aulas são ministradas pelo instrutor Gabriel Matos e realizadas às terças-feiras, das 9h às 10h, das 10h às 11h, das 14h às 15h, das 16h às 17h, e das 17h30 às 18h30. Dentre os temas abordados estão: técnicas básicas de teatro, criatividade, expressão corporal e voz.
Já na quinta-feira (09/03), a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres realizou a Roda de Rima na Praça – “Batalha da foice” com roda de conversa e exibição de documentário, das 19h30 às 23h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Na mesma data, às 18h, foi realizada a abertura da exposição “A arte nos pés” de Monica Abel na Sala Bira Alma Reggae.
Fechando a programação de quinta-feira (09/03), aconteceu o lançamento do livro “Histórias publicáveis dos carnavais que vivi” do artista plástico e carnavalesco Elpídio Maradona, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.
Seguindo a programação do mês, será realizada uma capacitação dos funcionários da CCHAT no dia 14 de março. No próximo dia 17 de março, das 10h às 18h, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres irá promover uma série de atividades educativas com alunos da rede municipal de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em alusão a comemoração dos 25 anos da ONG Guardiões do Mar.
Já no dia 18 de março, será realizado o lançamento do livro devocional “Uma Semente” da pastora Karla Pereira. O evento contará com a participação de pastores e apresentação da Banda Municipal Visconde de Itaborahy.
Já no dia 21 de março, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres abre a 2ª edição de sua Mostra de Filmes Etnográficos. O projeto, uma parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e a Acamufec, apresenta mais 16 documentários etnográficos, que foram os vencedores do edital Etnodoc em 2009, com temas variados da cultura popular do Brasil.
Nesta edição, os filmes ficarão em cartaz por duas semanas. A exibição acontece de terça a quinta-feira, na Sala de Audiovisual, e nas sextas e sábados, em um telão nos jardins da Casa de Cultura. As sessões têm a duração média de 25 a 30 minutos.
No dia 29 de março, será realizado o lançamento do livro “O câncer que me curou” da escritora Dona Brito. Encerrando a programação do mês, no dia 30 de março, a partir das 18h, será realizada a palestra “Depressão, causas, consequências e tratamentos” da Dra. Fabiana Diniz.
De acordo com o gestor da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e subsecretário municipal de Cultura, Alan Mota, a programação da CCHAT durante o mês de março traz atividades para todos os gostos e idades.
“O mês de março da CCHAT está recheado de atividades, trazendo arte, música, o início das oficinas gratuitas com novas turmas e muita informação a pedido do prefeito Marcelo Delaroli. E assim serão os próximos meses que estão por vir. O nosso principal objetivo é atender o público com qualidade e alegria”, afirmou Alan Mota.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, no Centro. Para mais informações, basta entrar em contato através dos telefones: 2635-4291 ou 98958-8727 (WhatsApp).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.