A organização do evento expressou a intenção de tornar o Festival Pertinho de Casa uma tradição trimestral.Foto: Ravine Quintans

O 1º Festival Pertinho de Casa em Itaguaí reuniu a comunidade local em um dia repleto de música, gastronomia, diversão e celebração da nanoeconomia da cidade. O festival atraiu uma participação expressiva da comunidade local, com famílias, amigos e visitantes, uma manifestação entusiasmada aos empreendedores locais.

As apresentações musicais, da Banda Xinapp e do Samba da Comunidade, proporcionaram momentos inesquecíveis para todos os presentes na Praça Vicente Cicarino, um dos lugares emblemáticos do município. 

Os expositores, artistas locais até os empreendedores, apresentaram uma gama diversificada de produtos e serviços, destacando a riqueza da nossa economia local. As atividades interativas, como a Oficina de Slime e a Troca de Livros, proporcionaram experiências para as crianças. O projeto planta uma pequena semente para o futuro, incentivando a aprendizagem e a criatividade.

Proporcionou também uma plataforma interessante para a comunidade se conectar e fortalecer laços, reforçando a importância de fomentar a economia local. O objetivo do Festival Pertinho de Casa é se tornar uma tradição trimestral, destacando o compromisso contínuo com a promoção da economia local e a celebração da diversidade comunitária.

- Agradecemos a todos os participantes, expositores, artistas e a comunidade por fazerem deste dia uma experiência extraordinária. Agradecemos também o suporte da Prefeitura Municipal de Itaguaí que através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Obras e Urbanismo e de Ordem Pública e Limpeza Urbana prestaram apoio ao Festival-, diz os organizadores.
 
Estima-se que quase mil pessoas passaram pelo Festival com mais de R$5.000,00 em vendas pelos expositores.
O Jovem, morador de Coroa Grande, Cássio Carvalho, parabenizou a organização e o festival. 
- É incrível podermos ter um Festival que olha para os produtores e artistas locais. Foi divertido e para mim que não conhecia os sambas antigos da cidade, foi um momento de aprendizado. É a cultura que temos na cidade sendo mostrada. Torço para ter mais edições-, conta o jovem.