A Prefeitura pretende realizar de 400 e 500 exames e terá como foco principal as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.Foto/ Divulgação (Prefeitura de Itaguaí)

A Prefeitura de Itaguaí vai inaugurar, na próxima quinta-feira (26), às 11h, a sala de mamografia na Unidade Básica de Saúde de Vila Geny. Trata-se de um equipamento digital de última geração e que demandou um investimento de mais de R$ 515 mil, que inclui o mamógrafo, detector e filme.
Os exames serão realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para isso, será preciso agendamento prévio. A paciente deve procurar as unidades de saúde mais próximas de casa, que ficarão responsáveis por fazer o agendamento para o serviço especializado. A Prefeitura pretende realizar de 400 e 500 exames e terá como foco principal as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomenda o Ministério da Saúde.
Essa nova aquisição na saúde pública itaguaiense se dá, justamente, no mês em que é celebrado o Outubro Rosa, movimento de conscientização e prevenção contra o câncer de mama.
"Esta é mais uma conquista do nosso governo. Fico feliz e realizado pela transformação na saúde que estamos fazendo. Antes, as nossas mulheres para realizar o exame precisavam se deslocar para fora da cidade, uma vez que a prefeitura não tinha equipamento próprio. Estamos mudando este cenário", comemora o prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira.

Em Itaguaí, o novo espaço segue recebendo os últimos ajustes para, finalmente, ser entregue às moradoras. As equipes seguem trabalhando o mais rápido possível.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, essa nova aquisição reforça o compromisso da administração municipal em dar mais acesso a serviços de saúde à população.
"Estamos reinaugurando o serviço de mamografia, que ficou anos parado. Uma conquista gigantesca da prefeitura. Aparelho novo, de última geração, realizando mamografia digital para prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais mata no Brasil", acrescenta o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.